Nuno Meireles

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Laboratório
Pólo
Nota Biográfica

Licenciado em Estudos Teatrais – Interpretação (ESMAE, 2001). Doutorado em Materialidades da Literatura (Universidade de Coimbra, 2023; orientação de José Augusto Cardoso Bernardes) com a Tese “A voz que reescreve: farsas, comédias e moralidades de Gil Vicente lidas com o ouvido em mediação videográfica. Preliminares para um arquivo digital performativo do teatro vicentino”. Bolsa FCT PD/BD/142766/2018. Curso de Doutoramento em Estudos da Criança (conclusão de unidades curriculares) no IE-UM (2010). Curso de especialização do Mestrado em Performance Artística – Dança na FMH-UL (2006). Estuda encenação no Seminário de Formação para Jovens Encenadores no TNDMII (2003). Estuda no Curso de Gestão/Produção das Artes do Espectáculo, do Forum Dança (2002). Docente do ensino superior desde 2003 (ESAP e ESMAE-IPP, ESE-IPB entre outros). Leciona História do Teatro, Reportório Dramático e Dramaturgia na ESMAE. Leciona Interpretação I e II na ESAP onde é atualmente o diretor do Departamento de Teatro e Cinema. Interessa-se por improvisação géneros dramático-teatrais, escrita e performance, filmes-de-teatro, arquivos digitais, dança-teatro, teatro quinhentista e seiscentista ibérico, commedia dell´´ arte, Shakespeare, e intersecções do teatro com outras artes. Estreou-se como ator na Expo 98 com o Teatro de Marionetas do Porto. Apresenta regularmente sessões de poesia em diálogo com música ou encenações de poemas. Autor de textos dramáticos “casa de tantos quadros” e “Os últimos dias do quotidiano de Helène K.”, responsável pela dramaturgia e encenação de “Leixai-me ouvir e folgar – música e drama em Gil Vicente” (Ensemble Vicente), “As Obras Completas de Gil Vicente em 45 minutos”, assim como performances em que contracena com vídeo ou gravações áudio. Na Casa da Música encenou “O Grande Enormo – Zaragata em Si Bemol” (Morgan/Pochin) e “Orkestrioska”, dirigidos a um público infanto-juvenil. Recentemente, desenvolve um projeto a solo, Teatro do Filósofo com o Parvo atado ao Pé, partindo de textos de Gil Vicente.