Océane Boudeau

Océane Boudeau

Nota Biográfica:

O. Boudeau iniciou os seus estudos de musicologia na Universidade de Tours onde obteve um mestrado em musicologia, tendo como objecto de estudo os Rondeaux de Guillaume de Machaut (or. Olivier Cullin, 2000). Preparou de seguida um DEA (Diploma de Estudos Avançados) e depois um doutoramento sob a orientação de Marie-Noël Colette na École Pratique des Hautes Études, que finalizou em 2013 (L’Office de la Circoncision de Sens (le manuscrit 46 de la Médiathèque municipale de Sens)). Paralelamente, continuou os seus estudos musicais no Conservatoire National de Musique et de Danse de Paris (CNSMDP) onde obteve o primeiro prémio da classe de História da Música (classe de Rémy Campos, 2006) e em Direcção de Côro Gregoriano (classe de Louis-Marie Vigne, 2002). Igualmente leccionou em escolas públicas no segundo ciclo e na Universidade de Rouen (2010-2013) e na Universidade Paul-Valéry Montpellier III (2013-2014) como Attachée Temporaire d’Enseignement et de Recherche (ATER). Boudeau tem actualmente um contrato financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O seu projecto de investigação tem como objecto a música litúrgica anotada nas fontes portuguesas e redes de criação e fusão dos repertórios de monodia sacra na Península Ibérica.

Contrato de investigação Título: Dissemination of the Romano-Frankish Plainchant inside the Iberian Peninsula during the Middle Ages: Assimilation of an International Tradition or Creation of Portuguese Musical Specificities? Referência do contrato: CEECIND/03216/2018

Publicações e outros outputs:

[a publicar] « Les livres liturgiques de la Chartreuse d’Évora (Portugal) témoins de la constitution d’un fonds cartusien et des changements dans la liturgie cartusienne à la fin du XVIe siècle » [Acta musicologica, 2020 ou 2021]

[no prelo] « Introduction, diffusion and composition of Franco-Roman plainsong in the Iberian Peninsula », Changes and Continuities. Global History, Visual Culture and Itineraries, Francisco Diaz, Jorge Tomás García et Yvette dos Santos (dir.), Newcastle upon Tyne, Cambridge Scholars Publishing.

« La fête du nouvel an à la collégiale Saint-Martin de Tours d’après l’ordinaire-coutumier du XIIIe siècle », Revue de musicologie, 105/1 (2019), p. 9-50.

« Un missel ibérique de la seconde moitié du XIIe ou du début du XIIIe siècle (Salamanque, Biblioteca General Histórica, ms 2637) », Revista Portuguesa de Musicologia, 3/2 (2016), p. 65-110.