A influência de cantar com texto ou sílaba neutra no desempenho vocal de crianças, reconhecimento de canções e uso da voz cantada
Resumo
A investigação sobre o desenvolvimento do canto das crianças é extensa. Diferentes idades, abordagens e variáveis foram consideradas. No entanto, a investigação sobre cantar com sílaba neutra sílaba neutra versus cantar com texto é escassa e os resultados são inconclusivos. Além disso, pouco se sabe sobre o reconhecimento de canções pelas crianças e como o texto e a melodia interagem ao longo do processo de aprendizagem. Por outro lado, a capacidade de utilizar todos os registos vocais não tem sido tem sido uma preocupação quando se investiga a afinação. No entanto, o uso dos registos é considerado um pré-requisito para se cantar afinadamente. O objectivo desta dissertação foi investigar a influência de cantar com texto e sílaba neutra no desempenho vocal, no reconhecimento de canções e no uso da voz cantada de crianças. Foram efectuados três estudos com crianças dos 4 aos 9 anos, que frequentavam uma escola privada em Lisboa. No Estudo Um, foram ensinadas duas canções em duas fases: a primeira fase envolveu o ensino de uma canção com texto (Canção 1) e de uma canção com sílaba neutra (Canção 2); na segunda fase as mesmas canções foram ensinadas com texto (o texto foi acrescentado à canção 2). No final de cada fase, as crianças (n = 135) foram gravadas individualmente a cantar as duas canções e entrevistadas para o reconhecimento dessas canções (os estímulos incluíam canções com a mesma melodia mas texto diferente, o mesmo texto mas melodia diferente, texto diferente e melodia diferente). Os resultados revelaram que cantar com texto parece favorecer as crianças mais novas em ambas as fases de instrução e que as raparigas obtiveram melhores resultados que os rapazes. No reconhecimento de canções, os resultados revelam que a capacidade de descentrar o foco para a melodia e texto aumenta com a idade. A canção 2 (ensinada com uma sílaba neutra sílaba neutra durante a primeira fase) parece suscitar uma maior variedade de estratégias de reconhecimento. Não foi encontrada uma relação significativa entre as pontuações no desempenho vocal e a componente mais valorizada de uma canção (melodia ou texto). No Estudo Dois, a Singing Voice Development Measure (SVDM) foi administrada às crianças (n = 137). Foi avaliado o uso da voz cantada, a afinação para cada um dos pitches dos padrões da canção que integra a SVDM, bem como a relação entre ambas as variáveis. Foi encontrada uma relação significativa, forte e positiva entre as duas variáveis, quer com texto, quer com sílaba neutra. Cantar com texto ou com sílaba neutra não afectou o uso da voz cantada pelas crianças, mas as pontuações de afinação foram mais elevadas quando cantaram com uma sílaba neutra. Dada a natureza do Estudo Um e do Estudo Dois, foi elaborado um terceiro estudo. A análise adicional procurou investigar o papel da utilização da voz cantada, do nível de escolaridade e do género nas pontuações da dimensão tonal das canções. Os resultados revelaram que o uso da voz cantada com uma sílaba neutra é um fator de previsão comum para a dimensão tonal de ambas as canções. O género prevê os resultados na dimensão tonal da canção 1 (mais elevados para as raparigas), mas não as pontuações na dimensão tonal da canção 2. Os resultados globais indicam a importância de um programa de música que inclua canções e padrões tonais com texto e sílaba neutra. As implicações para a educação musical e necessidades de investigação futura são abordadas no final.