A preservação de teatro-música: intersecções entre a musicologia e a arquivística

A preservação de teatro-música: intersecções entre a musicologia e a arquivística

Investigador principal: Filipa Magalhães

Resumo

O tema desta investigação é a preservação do Teatro-música [TM] em contextos arquivísticos. TM é uma síntese de várias artes (música, teatro, dança) e combina vários documentos (música, cenários, movimento, texto, eletroacústica, imagens, adereços, figurinos, luz, software dedicado ao computador), sendo o resultado de uma estreita colaboração entre compositores e intérpretes. A maioria da documentação de TM encontra-se dispersa por vários arquivos ou está mesmo perdida, por vezes são ocultados elementos da performance, porque estas obras baseiam-se em notações idiossincráticas ou não-convencionais, além de haver obsolescência e deterioração dos suportes (por exemplo, a fita magnética) e a documentação não estar organizada. Tudo isso dificulta o estudo e a divulgação destas obras. A importância de reflectir sobre as principais limitações na recuperação de obras de TM que incorporam diferentes meios representa um desafio para os estudos arquivísticos. Além disso, o TM ainda carece de representação nas narrativas da história da música ocidental devido às dificuldades de compreensão e consolidação destas práticas colaborativas. Arquivar obras de TM implica descrever interacções, intervenções e interpretações de criadores, intérpretes, musicólogos, utilizadores e arquivistas. Uma compreensão aprofundada do TM permite aos compositores e intérpretes solidificar os conceitos fundadores deste género e criar novos desafios de performance, produção e pedagógicos. Este projecto visa acoplar práticas conceituais e metodologias entre a musicologia e a arquivística para preservar obras de TM dentro de uma perspectiva holística. Neste cruzamento de saberes, a musicologia contribui para a compreensão das necessidades dos utilizadores e de questões ontológicas e epistemológicas relacionadas com o TM, enquanto a arquivística contribui para a uniformização das práticas colaborativas facilitando a sistematização das obras. Esta abordagem auxiliará o trabalho dos arquivistas no processamento da documentação existente em criações que envolvem práticas colaborativas, com impacto particular nas instituições que lidam com a preservação da performance.

Período de implementação
2023-2029
Referência
2022.07416.CEECIND/CP1725/CT0047
Instituição financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Data de início de financiamento
01/04/2023
Data de fim de financiamento
31/03/2029
Palavras-chave
Teatro-Música; Preservação; Performance; Arquivo
Parcerias

Universidade Nova de Lisboa (UNL)

Grupo de investigação