Your Song: Fundamentos epistemológicos dos sistemas de recomendação de música
Resumo
Com a popularização em massa das plataformas de streaming de música, os sistemas de recomendação de música (MRSs, na sigla em inglês) tornaram-se uma tecnologia proeminente e um importante tópico de investigação nas ciências de dados. No entanto, continuam a ser pouco compreendidos nas humanidades. As aplicações dos MRSs incluem o uso de Inteligência Artificial (IA) para analisar enormes quantidades de dados, como o conteúdo áudio da música (por exemplo, duração, tonalidade, intensidade), dados relacionados com os utilizadores (por exemplo, padrões e preferências de audição) e metadados (por exemplo, imagens e textos associados a cada música). Estas análises complexas de biliões de dados são transformadas em recomendações, por exemplo, sob a forma de listas de reprodução geradas automaticamente, que são distribuídas e personalizadas diariamente para milhões de ouvintes em todo o mundo. Assim, os MRSs têm vindo a transformar, de forma directa e rápida, a forma como a música é experienciada no século XXI. No entanto, até ao momento, não temos uma caracterização abrangente dos MRSs baseada nas humanidades.
Neste projecto, desenvolverei a primeira análise abrangente, crítica, informada historicamente e filosoficamente dos MRSs. Para tal, mudarei o foco dos aspectos computacionais e socioculturais dos MRSs para o seu estatuto epistemológico como uma ciência e tecnologia da música no século XXI. Primeiro, irei reconstruir os fundamentos epistemológicos dos MRSs ao identificar e abordar os seguintes alicerces: (i) o conhecimento pressuposto e que suporta a investigação e aplicações dos MRSs; (ii) os objectos de investigação dos MRSs; (iii) os métodos que os MRSs utilizam para analisar os seus objectos; (iv) o conhecimento que os MRSs geram; (v) a forma como os MRSs representam e comunicam esse conhecimento; (vi) a validação ou justificação do conhecimento gerado; (vii) e os usos e propósitos desse conhecimento. Espera-se que esta análise revele os fundamentos de uma compreensão específica da estética musical, uma nova forma de abordar os objectos e sujeitos musicais (por exemplo, canções e experiências). Em seguida, irei investigar se os mesmos padrões epistémicos podem ser encontrados noutras tecnologias, como os geradores de paisagens sonoras baseados em IA e os emergentes geradores de música baseados em prompts. Depois, introduzirei e irei desenvolver a hipótese de que esta abordagem tecno-científica da música repete padrões epistémicos que foram centrais em muitas teorias e estéticas musicais do século XVIII, dentro da chamada tradição retórico-afectiva. Por fim, situarei esses alicerces dentro das tendências da epistemologia e ética da IA para abordar quais poderão ser os correspondentes desafios estéticos musicais dos MRSs, tais como diversidade, crítica e viés de género.