A voz materna na condição do método canguru: microanálise dos parâmetros acústicos vocais, dos parâmetros vitais neonatais e da relação contingente das díades pré-termo
Resumo
O método canguru (Kangoroo Care) tem sido cientificamente referenciado como uma medida complementar nos cuidados intensivos neonatais com resultados positivos na estabilidade dos parâmetros fisiológicos e comportamentais neonatais e na regulação emocional das díades pré-termo. O efeito adicional do canto materno durante a aplicação do método canguru foi relatado com resultados positivos na redução do stress materno e na melhoria da resposta de estabilidade autonómica (EA) dos recém-nascidos prematuros. A voz materna dirigida ao bebé na incubadora favorece a ocorrência de comportamentos contingentes, expressos pelo aumento da frequência fundamental mínima (F0) na voz materna. Este aumento acompanha a ocorrência de episódios comportamentais do bebé interpretados pela mãe como positivos durante a exposição do bebé à voz materna contingente. Os bebés de 6 meses apresentam maior capacidade de atenção (manutenção do contacto visual e menor atividade motora) durante a exposição ao canto materno, comparativamente à exposição à fala materna. O programa de trabalho que nos propomos desenvolver tem como população-alvo díades pré-termo de nacionalidade portuguesa cujos bebés tenham entre 28 e 34 semanas de idade “pós-menstrual” estabilizada, com os seguintes objetivos: 1- analisar os parâmetros vitais e comportamentais de o bebé, desde que haja a presença da voz materna falada e cantada durante o método canguru; 2- analisar a qualidade acústica da voz materna falada e cantada na condição canguru e 3- analisar, em termos de relação contingente, o impacto da voz materna no comportamento vocal do bebé, bem como o impacto do comportamento vocal do bebé na mudança de parâmetros acústicos da voz materna. Durante as várias condições de observação, os parâmetros vitais neonatais, o espectrograma da voz materna bem como as interações da díade serão registados para posterior análise, através de registos áudio e vídeo.
Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
Este projeto contribui para a evidência científica acerca do desenvolvimento da musicalidade comunicativa em díades mãe-bebé pré-termo sublinhando as competências muito precoces dos bebés pré-termo na discriminação entre a fala e o humming materno. Este estudo aponta para resultados promissores acerca da importância das características melódicas do humming materno durante o método canguru para melhorar o sistema autonómico dos bebés pré-termo em contexto hospitalar dos cuidados neonatais.
Maya Gratier (BabyLab-Paris Nanterre) I João Justo (FPUL)