AVEMUS: a música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São-Bento da Avé Maria do Porto
Resumo
Durante a transição dos séculos XVIII e XIX, as religiosas do antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto deram origem a um legado artístico de valor inestimável. A música encomendada e interpretada por aquelas mulheres durante as principais celebrações litúrgicas atingiu um nível técnico de elevado virtuosismo, que rivalizava com o dos mais importantes centros musicais do país. Com o encerramento definitivo do mosteiro no final do século XIX, as partituras foram transferidas para a Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. Pese embora diversos estudos prévios tenham abordado vários aspectos acerca do antigo mosteiro, nenhum estudou em profundidade a integralidade dos manuscritos preservados, valiosa fonte de investigação ainda desconhecida tanto pela comunidade científica, quanto pelo público geral. O projecto AVEMUS propõe o estudo e resgate deste corpus de partituras musicais, através da transcrição completa e edição crítica das obras provenientes do mosteiro beneditino feminino do Porto, para além da apresentação de comunicações em congressos e da publicação de artigos científicos, da realização de um simpósio, da produção de um álbum discográfico com uma selecção de obras do corpus musical tratado pelo projeto, da organização de concertos e de uma exposição temática. O presente projecto, ao dar a conhecer a notável música conventual do Porto nos séculos XVIII e XIX, visa aproximar os habitantes e visitantes – presentes e futuros – da cidade invicta do seu extraordinário património imaterial.
Inês Tomas Almeida (IELT – FCSH/UNL)
Ricardo Bernardes (Casa de Mateus)
Tiago Hora (INET-MD – FCSH/UNL)
Pablo Sotuyo Blanco (Universidade Federal da Bahia – BRA)
Matilde Olarte Martínez (Universidade de Salamanca – ESP)
Mauro Chantal (Universidade Federal de Minas Gerais – BRA)