IMCC 2.1 – Aulas Itinerantes de Composição Musical: Blended Intensive Programs and Eramus+ Mobility
Resumo
O campo da composição musical, seja instrumental, vocal ou eletroacústica, é inerentemente pessoal e moldado pelas tradições locais e nacionais. Tradicionalmente, um jovem compositor estudava sob a orientação de um único mestre de composição. No entanto, no mundo globalizado de hoje, os compositores precisam de navegar por um cenário profissional internacional, onde encomendas e festivais muitas vezes abrangem várias instituições e países. É preciso preparar os compositores emergentes para esse ambiente internacional.
O sucesso do primeiro programa IMCC Erasmus+ (2020-2022) destacou o valor e o impacto positivo duradouro da colaboração internacional entre professores e jovens estudantes de composição.
Université Gustave Eiffel, France | Conservatori Superior de Música “Joaquín Rodrigo” de Valencia, Spain | Ecole Nationale Superieure D’art de Bourges, France I Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Os objectivos do projecto são os seguintes:
- Reunir um grupo de jovens compositores europeus para que se conheçam, aprendam com diferentes abordagens à composição de música eletroacústica e, uns com os outros, contribuam para a vida artística e académica europeia.
- Expor os jovens compositores a múltiplos métodos de ensino e especialidades locais.
- Consolidar o domínio das ferramentas e competências digitais pelos jovens compositores, especialmente na música eletroacústica.
O programa também facilitará a exposição dos jovens compositores à vida cultural e musical de outras cidades e países europeus, bem como o seu domínio de outras línguas europeias.
Jean-Michael Ponty | Martin Laliberté | Pedro Caselles Mulet