IMCC – Aulas itinerantes de composição musical para desenvolver e aprimorar competências artísticas
Resumo
A evolução da criação musical ocidental desde a década de 2000 requer múltiplos arranjos transnacionais financeiros e institucionais, levando a novas necessidades de competências: linguísticas e multiculturais. Além disso, com a digitalização dos processos de design e produção tornou-se imperativo aprofundar outras competências no domínio da composição musical: adaptação às ferramentas digitais, adaptação às variações culturais nacionais. Por último, o IMCC pretendia promover a mobilidade para fins de aprendizagem e a empregabilidade. Sentiu-se a necessidade de confrontar os métodos pedagógicos de ensino da composição musical internacional e de encontrar métodos activos e actuais para melhor envolver os alunos na vida profissional de um compositor/artista sonoro europeu. Percebeu-se também a necessidade de divulgar conceitos e ferramentas que mereçam ser mais conhecidos (softwares de programação como Max ou Iannix, ferramentas e conceitos de interface e performance ao vivo, pedagogia reversa aplicada à composição musical e criação sonora). Além disso, a composição musical é normalmente uma tarefa muito solitária, assim como o ensino da composição, e sentiu-se a necessidade de explorar uma abordagem mais colectiva, num ambiente multicultural. Tudo isto constituiu uma mais-valia muito importante.
Université Gustave Eiffel, France | Conservatori Superior de Música “Joaquín Rodrigo” de Valencia, Spain | Ecole Nationale Superieure D’art de Bourges, France I Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Jean-Michael Ponty | Martin Laliberté | Pedro Caselles Mulet