Monialibus est necessaria Musica – A Música nos conventos femininos em Portugal (séculos XVIII e XIX): repertório, práticas e intérpretes

Monialibus est necessaria Musica – A Música nos conventos femininos em Portugal (séculos XVIII e XIX): repertório, práticas e intérpretes

Investigador principal: Rosana Orsini

Resumo

Este projecto de investigação propõe um estudo aprofundado sobre a actividade cultural e musical nos conventos femininos em Portugal e na América Portuguesa entre o final do século XVIII e o início do século XIX. A música ocupava um lugar central nas instituições religiosas femininas em toda a Europa, e Portugal não era excepção. A alta qualidade tanto do repertório musical quanto das intérpretes nos conventos portugueses era amplamente reconhecida, inclusive por viajantes estrangeiros que visitavam o país. Esse prestígio é comprovado pelo significativo corpus de partituras preservadas, algumas das quais compostas por músicos renomados do reino.

O objectivo central do presente projecto é realizar um estudo sistemático das partituras provenientes dos antigos conventos femininos portugueses, atualmente conservadas na Biblioteca Nacional de Portugal, e analisar o papel das mulheres como mecenas e intérpretes de um repertório de inegável complexidade técnica e elevado valor artístico.

Período de implementação
2018-2024
Referência
DL57/2016/CP1453/CT0024
Instituição financiadora
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Data de início de financiamento
01/01/2018
Data de fim de financiamento
31/12/2024
Palavras-chave
Música Conventual; Conventos Feminino; Mulheres e Música; Música Sacra
Grupo de investigação