O uso de metáforas verbais no ensino-aprendizado de instrumentos musicais
Resumo
Metáforas verbais são comuns no ensino de instrumentos musicais, mas geralmente são aplicadas pelos professores de forma implícita e pessoal. É possível que essa estratégia não tenha sido totalmente compreendida e sistematizada, visto que investigações específicas sobre ela são relativamente recentes.
O projecto tem como objectivo investigar o uso de metáforas verbais no ensino-aprendizado de instrumentos musicais. O seu primeiro procedimento foi uma Revisão de Literatura feita realizada através da metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), que comparou dezessete artigos empíricos sobre o tema. Os resultados sugeriram que metáforas verbais no ensino e aprendizagem de instrumentos musicais:
(a) constituem um fenómeno de definição complexa e podem ser difíceis de distinguir da imaginação mental;
(b) são utilizadas para transmitir uma ampla variedade de conteúdos e comportamentos e favorecer relacionamentos interpessoais;
(c) desempenham funções tanto de simplificação quanto de complexificação de conteúdos;
(d) podem ser percebidas como imprecisas ou imprevisíveis, mas essas características podem ser parcialmente compensadas por um conhecimento mais amplo do contexto (musical, pedagógico e pessoal) envolvido em cada instrução e pelo uso dessas metáforas em conjunto com outras estratégias de ensino.
A validade dos resultados da Revisão será, a seguir, explorada através de dois estudos específicos. No primeiro, de carácter exploratório, vídeos de ensino de instrumento musical disponíveis online serão analisados e comparados quanto à presença e uso de metáforas verbais. No segundo, uma autoetnografia, serão analisadas metáforas verbais presentes em quatro anos de diários de classe do professor-investigador.
Espera-se que o projecto possa contribuir para uma compreensão mais aprofundada das especificidades do uso de metáforas verbais no ensino de instrumentos musicais, favorecendo a sistematização e, possivelmente, um maior reconhecimento institucional dessa estratégia de ensino.