Relações Bilaterais em Investigação e Desenvolvimento
Resumo
A equipa de investigação observou a comunicação espontânea e improvisada das crianças durante a apresentação do PaPI Opus 8 em dois jardins de infância noruegueses. Devido à pandemia, as observações planeadas em Portugal (da mesma peça no Fábrica das Artes) tiveram de ser substituídas pela conceção e observação do PaPI Opus 8.z (uma adaptação do PaPI Opus 8 para a plataforma zoom). A observação de ambas as experiências permitiu: (i) partilhar experiências artísticas especialmente concebidas para a primeira infância; (ii) refletir sobre a sua importância e repercussões para os intervenientes (crianças, artistas, educadores, famílias); (iii) promover o estudo científico da receção/comportamento das crianças em contextos “ecológicos” de performance artística; (iv) promover, junto do público em geral e, em particular, junto de artistas, educadores e investigadores, o interesse e a sensibilização para a importância da experiência da arte na primeira infância. Os principais resultados incluem: i) uma apresentação no X Colóquio Internacional sobre Artes para a Infância e Desenvolvimento Humano e Social; ii) colaboração na adaptação do PaPI Opus 8 para a plataforma zoom; iii) um artigo publicado na Revista Nordic Journal of Art & Research.
Departamento de Educação Pré-Escolar da Faculdade de Educação e Estudos Internacionais da Oslo Metropolitan University; Companhia de Música Teatral
Clique aqui para ver o trailer do projecto.