REVERBDATA – Base de dados com respostas ao impulso de espaços Portugueses significativos

REVERBDATA – Base de dados com respostas ao impulso de espaços Portugueses significativos

Investigador principal: Diogo Alarcão

Resumo

REVERBDATA é um projecto relacionado com a elaboração de uma base de dados com informação acústica detalhada acerca de espaços Portugueses significativos, considerando a sua importância acústica, arquitectónica, cultural e funcional.

A informação acústica contida na base de dados consiste em aquisições acústicas sob a forma de Respostas Impulsionais de Salas (RIR) multicanal que são registadas em vários pontos dentro desses espaços, processadas e adicionadas à base de dados, que é acessível através de uma interface para navegação e para possibilitar uma reprodução sonora imersiva através de reverberação por convolução FFT, p. ex.

REVERBDATA constitui-se como um Repositório Único de património Português acústico, arquitectónico e histórico, sendo um recurso valioso para profissionais de engenharia de som, arquitectura e design de interiores, mas também das ciências sociais. A base de dados abrange vários espaços como salas de concertos, teatros, igrejas e outros locais culturalmente significativos em todo o país fornecendo informações detalhadas sobre os mesmos, incluindo parâmetros acústicos normalizados ISO 3382-1, características arquitectónicas, dimensões, materiais e outros factores relevantes que influenciam a acústica.

Actualmente, a base de dados REVERBDATA contém mais de 420 respostas ao impulso de alta resolução em formatos como AB stereo, Binaural e Ambisonics de 1ª, 2ª e 3ª ordem, referentes a ca. de 140 locais em 16 espaços significativos.

O projecto e a base de dados REVERBDATA (desenvolvidos pelo investigador Diogo Alarcão do CESEM em conjunto com António Couto Pinto) encontra-se disponível no link www.reverbdata.org.

Período de implementação
2023-2025
Acrónimo
REVERBDATA
Referência
IDI&CA 2023
Data de início de financiamento
04/09/2023
Data de fim de financiamento
03/09/2025
Palavras-chave
Espaços; Arquitectura; Acústica
Mais informações

Os primeiros dados acústicos foram recolhidos em inícios de 2021. Trata-se de um projecto “ongoing”, sujeito às disponibilidades dos investigadores. Actualmente, o projecto não conta com financiamento.

Grupo de investigação