Sanfona – Terminologia dos instrumentos musicais em língua portuguesa em Portugal e Brasil

Sanfona – Terminologia dos instrumentos musicais em língua portuguesa em Portugal e Brasil

Investigador principal: David Cranmer
Co-investigador principal: Zuelma Chaves

Resumo

A questão da terminologia é pertinente em todas as áreas da musicologia, mas especialmente na área da organologia – as designações dos instrumentos musicais e as suas partes constituintes. Para além de diferenças entre os termos usados no Brasil e em Portugal, há discrepâncias internas dentro de cada país. Quais são então os termos que se deve usar para efeitos científicos, onde a exatidão e a coerências são essenciais? O Projecto “Sanfona” procura responder a esta questão através de um levantamento em grande escala dos termos usados, no passado e no presente, para tentar identificar padrões de uso, com o intuito de recomendar termos a utilizar em contextos científicos nos dois países.

Desenvolvido pelo Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, o projecto “Sanfona” dispõe de duas metodologias complementares: a inventariação e estudo do léxico corrente, empregue por instrumentistas, luthiers e museólogos, para a especificação de instrumentos e seus componentes morfológicos; e a recolha de designações sobre o mesmo objecto em fontes históricas, manuscritas e impressas, tais como catálogos de firmas do mercado musical português e brasileiro; tratados de instrumentação; dicionários de música; partituras e outra documentação pertinente.

A habilitação de investigadores para a mesma área de pesquisa, por via de regulares acções de formação, que permitirá a concretização de uma mais abrangente pesquisa sobre particulares regionalismos na identificação de instrumentos musicais em Portugal e Brasil, é também um dos fins do projecto. Por conseguinte, pretende-se disponibilizar a investigadores, docentes, museólogos, luthiers e entusiastas uma ampla terminologia dos instrumentos musicais, em base de dados de acesso livre, e a tradução, em língua portuguesa, dos respectivos sistemas de classificação vigentes, duas ferramentas indispensáveis para a elaboração de projectos mais específicos de investigação e para uma mais clara e uniforme docência das unidades curriculares de Organologia e Iconografia Musical do Ensino Superior em música e musicologia.

Período de implementação
2018-
Acrónimo
SANFONA
Referência
UID/EAT/00693/2019
Data de início
01/01/2018
Data de fim
31/07/2019
Palavras-chave
Organologia; Terminologia musical; Lutherie portuguesa
Mais informações

David Cranmer, “Projeto Sanfona: terminologia portuguesa dos instrumentos musicais e da sua taxonomia”, VII Simpósio Internacional de Musicologia, Esola de Música e Artes Cénicas da UFG, Pirenópolis (Brasil), 2018.

Rui Magno Pinto, “Relatório de Projecto. Sanfona – Terminologia dos instrumentos musicais em língua portuguesa em Portugal e Brasil”, 2021.

Bolseiros
Grupo de investigação