+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

A ‘Portuguese Early Music Database” apresenta um dia de workshop sobre FRAGMENTOS IBÉRICOS MANUSCRITOS

Junho 1 @ 09:45 - 17:30

PROGRAMA
9.45-10.00 Sessão de abertura Manuel Pedro Ferreira (CESEM–NOVA University)
10.00-10.45 Changes in Aquitanian notation in Spanish Plainchant Sources: Taxonomy and Peculiarities Santiago Ruiz Torres (Universidade de Salamanca)
10.45-11.30 An Overview on Castilian Polyphonic Fragments Nuria Torres (Universidad de Valladolid)
11.45-12.30 Problems encountered in the identification of Portuguese medieval liturgical fragments: a case study João Pedro d’Alvarenga (CESEM–NOVA University)

12-30 – 14.00 ALMOÇO

14.00-14.45 The Notation of the Portuguese Plainchant Fragments from Braga and Guimarães (12th–14th cent.) Elsa De Luca (CESEM–NOVA University)
15.00-16.30 Workshop por A. Baptista, Z. Chaves, S. Ruiz, e E. De Luca
16.30-16.45 Sessão de encerramento Manuel Pedro Ferreira

17.00-17.30 Palestra-concerto
Análise aprofundada dos modelos improvisatórios dos vilancicos de Luis Milán e a sua aplicabilidade na reconstituição de acompanhamentos em viola de mão
Rui Araujo and Nuno Raimundo (CESEM–NOVA University of Lisbon)

Este workshop estrutura-se em duas partes. Primeiro, os quatro oradores apresentarão vários exemplos de fragmentos musicais espanhóis e portugueses datados de entre os séculos X e XVI e serão discutidas as suas características musicais e codicológicas. Na segunda parte os participantes serão activamente envolvidos na identificação e descrição dos conteúdos de alguns fragmentos musicais que ainda se encontram por estudar e que são propriedade de um coleccionador particular que gentilmente permitiu a inclusão das imagens destes fragmentos na PEM.

A PEM é um projecto de investigação que está em decurso e tem por objectivo a digitalização de manuscritos de cantochão e polifónicos datados antes de c. 1650 disponibilizando-os para consulta em linha. Actualmente a base de dados PEM inclui cerca de 15% dos manuscritos digitalizados e estamos receptivos em aceitar novos colaboradores que queiram estudar, em primeira mão, os conteúdos destas fontes ou que queiram estudar de forma detalhada algumas das vertentes (como por exemplo, decoração, paleografia, litúrgia, etc.) de manuscritos já indexados na PEM.

Os objectivos deste worshop são:
• Transmitir aos participantes algum conhecimento base e linhas orientadoras necessárias para a descrição de conteúdos musicais
• Encorajar novas colaborações e parcerias com a base de dados PEM.

A sessão da manhã terá lugar na Sala Multiusus 2, Edífico I&D, Av. De Berna 26, 1069-061 Lisboa

A sessão da tarde e o palestra-concerto terá lugar no Autitório 001, Torre A, FCSH, Av. De Berna 26 C, 1069-061 Lisboa

SÃO TODOS BEM-VINDOS

O workshop é organizado pela Dra. Elsa De Luca

João Pedro d’Alvarenga (CESEM–NOVA University of Lisbon) coordenador científico do projeto de investigação “The Anatomy of Late 15th- and early 16th-century Iberian Polyphonic Music.

Zuelma Chaves doutoranda na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Manuel Pedro Ferreira e bolseira de investigação do CESEM (Mestrado).

Elsa De Luca (CESEM–NOVA University of Lisbon) coordenadora de desenvolvimento da ‘Portuguese Early Music Database’. Actualmente, faz investigação pós-doutoral sobre a paleografia musical do canto hispânico.

Santiago Ruiz Torres (Universidade de Salamanca) Professor de Musicologia na Universidade de Salamanca. Doutorado em Musicologia pela Universidade Complutense de Madrid e diplomado em Piano e Direção Coral.

Nuria Torres Lobo (Universidad de Valladolid) Professora de Musicologia na Universidade de Valladolid. Doutorada em Musicologia pela Universidade Complutense de Madrid e licenciada em História da Arte.

Rui Araújo and Nuno Raimundo doutorandos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Manuel Pedro Ferreira, Raimundo trabalha também sob a orientação  do Professor  d’Alvarenga. Fazem ambos parte do Ensemble Tagus, grupo especializado em música medieval e renascentista da Península Ibérica.

Descarregar o programa

Detalhes

Data:
Junho 1
Hora:
09:45 - 17:30
Categoria de Evento:

Local

Edifício I&D Sala Multisusos 2
Av. Berna 26
Lisboa, 1069-061 Portugal
+ Mapa do Google