+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Cristiane Nogueira

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Cristiane Nogueira

Foto
cristianemagdan@campus.fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Doutoranda em Ciências Musicais pela UNL Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Música e Especialista em Educação Musical pela UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, Graduada em Música pela UFOP Universidade Federal de Ouro Preto. Tem atuado como professora de música na escola básica, ensino instrumental e formação de professores, além de experiência em Canto Coral e correpetição. Areas de interesse: Música na 1ª infância; Processos mentais na educação musical; Cognição musical; Corporeidade; Ensino e aprendizagem musical nas escolas de educação básica; Formação de professores; Práticas docentes na educação musical; Avaliação na educação musical.

Publicações:

“Cognição musical e corporeidade: o papel do corpo na construção do pensamento musical” In: 1º Colóquio de Pesquisa em Música da Ufop, 2017, Ouro Preto (Anais). Disponível em: http://coloquiodemusica.ufop.br/sites/default/files/coloquiodemusica/files/anais_do_coloquio_-_versao_final_17_de_agosto_1.pdf?m=1506434178

“Comunidades de práticas: questões sobre a coletividade docente em música” In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da Anppom, 2016. Disponível em: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/26anppom/bh2016/paper/view/3975/1321

“Sobre a formação e a interferência: as variantes da prática docente em m[usica” In: VI Jornada de Estudos em Educação Musical, 2016, São Carlos – SP. Anais do VI JEEM, 2016. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/76r1bxmvgif2s2h/11%20-%20NOGUEIRA%2C%20Cristiane.%20Sobre%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20e%20a%20interfer%C3%AAncia.pdf?dl=0

“Tendências pioneiras na Educação Musical: A música segundo Helena Antipoff” In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014, São Paulo. Caderno de Resumos, 2014. Disponível em: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/viewFile/2818/606

“Educação musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia”. Revista da ABEM. , v.21, p.51 – 62, 2013. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/72

“Avaliação Musical na Escola Regular” In: XX Congresso Anual da Abem – Associação Brasileira de Educação Musical, 2011, Vitória.Anais do XX Congresso Anual da Abem – Vitória, 2011.

Orientação:

Helena Rodrigues

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano