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Cristiane Nogueira

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Cristiane Nogueira

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Nota Biográfica:

Doutoranda em Ciências Musicais pela UNL Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Música e Especialista em Educação Musical pela UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, Graduada em Música pela UFOP Universidade Federal de Ouro Preto. Tem atuado como professora de música na escola básica, ensino instrumental e formação de professores, além de experiência em Canto Coral e correpetição. Areas de interesse: Música na 1ª infância; Processos mentais na educação musical; Cognição musical; Corporeidade; Ensino e aprendizagem musical nas escolas de educação básica; Formação de professores; Práticas docentes na educação musical; Avaliação na educação musical.

Publicações:

Nogueira. C.

Cognição musical e corporeidade: o papel do corpo na construção do pensamento musical In: 1º Colóquio de Pesquisa em Música da Ufop, 2017, Ouro Preto (Anais). Disponível em: http://coloquiodemusica.ufop.br/sites/default/files/coloquiodemusica/files/anais_do_coloquio_-_versao_final_17_de_agosto_1.pdf?m=1506434178

Nogueira. C.

Comunidades de práticas: questões sobre a coletividade docente em música In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da Anppom, 2016. Disponível em: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/26anppom/bh2016/paper/view/3975/1321

Nogueira. C.

Sobre a formação e a interferência: as variantes da prática docente em m[usica In: VI Jornada de Estudos em Educação Musical, 2016, São Carlos – SP. Anais do VI JEEM, 2016. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/76r1bxmvgif2s2h/11%20-%20NOGUEIRA%2C%20Cristiane.%20Sobre%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20e%20a%20interfer%C3%AAncia.pdf?dl=0

Nogueira. C.

Tendências pioneiras na Educação Musical: A música segundo Helena Antipoff In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014, São Paulo. Caderno de Resumos, 2014. Disponível em: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/viewFile/2818/606

Nogueira. C.

Educação musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia. Revista da ABEM. , v.21, p.51 – 62, 2013. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/72

Nogueira. C.

Avaliação Musical na Escola Regular In: XX Congresso Anual da Abem – Associação Brasileira de Educação Musical, 2011, Vitória.Anais do XX Congresso Anual da Abem – Vitória, 2011.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Tese de doutoramento: Processos Cognitivos na Educação Musical: O corpo em movimento
Orientação:

Helena Rodrigues

Resumo:

A partir da hipótese de que o movimento corporal modifica os modos de pensar e compreender a música, busca-se identificar os processos mentais envolvidos na aprendizagem musical escolar, em especial aqueles que enfatizam uma vivência músico-corporal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em uma perspectiva cognitiva, cujo contexto compreende a escola de educação básica. O referencial teórico norteador da pesquisa se apoia no conceito de embodied mind (Varela; Thompson; Rosch, 2003). Os dados coletados se organizarão em dois primas metodológicos, sendo o primeiro de caráter referencial, por meio de revisão de literatura, e o segundo de caráter experimental, a partir de observações, questionários e amostragens de grupo controle e experimental.

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano