Log in Live on
SOBRE O COLÓQUIO
Organização: CysMus (Núcleo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura) do SociMus (Estudos Avançados em Sociologia da Música) | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, FCSH/NOVAO presente colóquio pretende reunir investigadores, especialistas, artistas, estudantes, produtores, e outros interessados, na discussão de tópicos e problemas transdisciplinares no âmbito da economia política da música nos paradigmas comunicacionais digitais, na era da Internet of Things (IoT). Este sistema global, encarado como uma rede de objetos, dispositivos e serviços, que partilham informações e competências entre si – é, cada vez mais, um patamar central na construção do quotidiano.Com a disseminação da Internet doméstica e de aplicações, equipamentos e conteúdos digitais, os modelos e comportamentos de produção, circulação e escuta musical têm vindo a reconfigurar-se, de modo persistente e radical. Neste processo dá-se a emergência do sistema peer-to-peer, do iPod e com este a vulgarização de dispositivos de escuta móvel, as redes sociais e o sistema streaming, a proliferação de blogs, e todo o tipo de fóruns online, a intensa disseminação de equipamento e software de criação musical (e a expansão de práticas DIY), o incremento da produção e consumo de produtos audiovisuais digitais, de vasta circulação e acesso, como vídeos musicais, videojogos, reality shows, séries e outros conteúdos televisivos, animação, publicidade e outros conteúdos sonoros e audiovisuais…Este encontro procura observar as transformações dos modelos de comunicação musical no processo de reconfiguração comunicacional operada com o desenvolvimento de novas formas de sociabilidade no contexto da sociedade em rede. Inquire-se a construção de realidades, subjetividades e comunidades partindo da música como elemento essencial desta estrutura. Inquirem-se conteúdos, aplicações, processos de interatividade, convergência e imersão. Exploram-se aspetos de produção, circulação, lógicas colaborativas, de transformação e ‘remediação’, cocriação e capitalização de conteúdos sonoros, musicais e audiovisuais em plataformas online, no contexto de complexas redes de cibercomunidades, discutem-se as sociabilidades entre utilizadores, consumidores, criadores e empresas.
Abrangem-se, assim, neste âmbito, entre os tópicos a discutir:
- os usos da música em conteúdos e processos audiovisuais digitais (videojogos, séries, filmes, conteúdos televisivos, spots publicitários, videoclips, entre outros); dramaturgias e paisagens sonoras na economia simbólica da IoT;
- a música na transformação ou reprodução de modelos de subjetividade e alteridade no cibermundo;
- cibercomunidades e cultura de fãs, políticas de interatividade e convergência/divergência entre utilizadores, consumidores, criadores e empresas;
- a música na produção de valor simbólico, e de representações, da Web 2.0 à IoT;
- a mobilidade dos dispositivos que permitem uma escuta musical (mobile music) e o seu papel na construção do quotidiano;
- modos de circulação e partilha de materiais ou conteúdos audiovisuais em diversas plataformas e sistemas online (comostreaming, liveblogging, youtube, redes sociais…), coprodução e cocriação de produtos audiovisuais por parte de utilizadores;
- cultura internet, celebridade, visibilidade e reality programs
- transformações de estatutos e perfis profissionais na música, associadas a novas lógicas de direitos de autor e de produção e circulação de novos modelos de consumo musical e audiovisual.
O colóquio irá decorrer na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, organizado pelo CysMus/SociMus, do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.
Todas as informações sobre o colóquio serão colocadas e actualizadas no site oficial do mesmo e no site do CysMus, assim como na página facebook e twitter.
Coordenação: Paula Gomes Ribeiro, Joana Freitas, Júlia Durand
Comissão científica: António de Sousa Dias (ESART-IPCB), João Pedro Cachopo (CESEM/FCSH – UNL), Jelena Novak (CESEM/FCSH – UNL), José Luís Ferreira (ESML/IDEA-CESEM), Mário Vieira de Carvalho (CESEM/FCSH – UNL), Paula Gomes Ribeiro (CESEM/FCSH – UNL), Tomás Henriques (SUNY College at Buffalo NY/CESEM).
Organização: André Malhado, Filipa Cruz, João Porfírio, João Silva, Marcelo Franca, Rodrigo Lourenço, Vasco Completo
Equipa de comunicação e organização do fórum: Cristiana Vicente, Fábio Rodrigues e João Teixeira da Costa
Apoio: Bárbara Raposo, Isabel Pina e Mariana Lima