Parceria do CESEM com a Fundação Casa de Mateus

Arquitectura e Música de Influência Italiana na Península Ibérica Setecentista | 20 de Outubro, 15:00

No dia 20 de Outubro, às 15h:00, apresenta-se o tema “Arquitectura e Música de Influência Italiana na Península Ibérica Setecentista” em mais um evento no âmbito do Ciclo de Conversas sobre Arte Ciência e Cultura, na Casa de Mateus, com o Professor João Cabeleira (Lab2.pt – Laboratório de Paisagens, Património e Território da Escola de Arquitectura e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho) e o Professor Ricardo Bernardes (CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musica da Universidade Nova de Lisboa).

A entrada é livre, com uma lotação limitada, pelo que se sugere inscrição prévia através do email:  cultura@casademateus.pt

As Conversas sobre Arte Ciência e Cultura, modo de abordagem de temas essenciais da contemporaneidade, são uma iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que se desenvolve em parceria com a Fundação da Casa de Mateus, o Instituto Internacional Casa de Mateus e o Instituto de Línguas e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

Concerto – Maestri e discepoli | 20 de Outubro, 21:30

De Nápoles a Lisboa: David Perez e António Leal Moreira

Com direcção musical de Ricardo Bernardes e com a participação da ORQUESTRA BARROCA DE MATEUS, Sara Braga Simões – soprano e Arthur Filemon – contratenor.

“Neste concerto salientamos a obra de António Leal Moreira (1758 – 1830), compositor de grande importância na corte de D. Maria I e na criação do Teatro de São Carlos, sendo um dos principais recebedores das influências dos compositores portugueses que foram estudar à Nápoles. Teremos obras do mais importante e influencial mestre no Seminário da Patriarcal, o napolitano David Perez (1711 – 1778). Assim, procuramos demonstrar as origens e o desenvolvimento das Serenatas de Corte de Leal Moreira durante a década de 1780. Este concerto está integrado na temática dos repertórios luso-brasileiros relacionados ao contexto artístico das actividades de ópera em Portugal no séc. XVIII e da “Ópera de São Paulo”, criada em São Paulo, Brasil em 1767 por D. Luís António de Sousa Botelho Mourão, o 4º Morgado de Mateus.”

Entrada para o Concerto: 10 €

Nasoni, Mateus e a Música de seu tempo | 21 de Outubro 10:00 às 18:00

A Fundação da Casa de Mateus comemora com um seminário a influência do arquitecto italiano Nicolau Nasoni, associado à construção da Casa de Mateus, e também responsável pelo complexo dos Clérigos do Porto entre outras obras importantes no Norte de Portugal.

O seminário Nasoni, Mateus e a Música de seu tempo pretende ser um momento de troca e reflexão no cruzamento das áreas disciplinares da Música, Arquitectura, História da Música e História da Arte, incidindo particularmente na questão da Música e do espaço Barroco em torno da figura de Nicolau Nasoni e do legado de Mateus. Como resultado das reflexões deste encontro, resultará um livro a ser editado com o apoio do Lab2PT da Universidade do Minho, da Fundação da Casa de Mateus e da Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT

Programa Seminário Nasoni