O CESEM integra o novo Laboratório Associado IN2PAST

Ontem, 24 de Fevereiro, foi anunciada pela FCT a atribuição do estatuto de Laboratório Associado ao consórcio formado por sete unidades de investigação sediadas na NOVA FCSH, Universidade de Évora, Universidade do Minho, ISCTE-IUL e Universidade de Coimbra. Nasce assim o IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território.

A atribuição deste estatuto pela FCT constitui o reconhecimento da excelência, não apenas do programa candidatado, mas sobretudo da investigação fundamental e aplicada realizada ao longo dos anos por cada uma das sete unidades associadas.

O IN2PAST Lab está vocacionado para o estudo e a intervenção nas áreas do património cultural, das artes e das políticas de memória, suportado pelo desenvolvimento da carreira de investigação nestas áreas e constituindo-se como parceiro privilegiado dos organismos, serviços e equipamentos estatais, associativos e privados dedicados ao património cultural, material e imaterial. Estrutura-se em cinco linhas de investigação: L1. Ciência e Tecnologia para o Património Cultural; L2. Paisagens, Territórios e Património Cultural; L3. Museus, Monumentos e suas Colecções; L4. Arquivos – da Preservação Preventiva à Digitalização (linha esta que é inicialmente coordenada pelo CESEM); L5. Trânsitos Culturais e Políticas Públicas de Memória para uma Cidadania Inclusiva.

O IN2PAST Lab é integrado pelo Laboratório Hercules – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda (Universidade de Évora), que liderou a candidatura; Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território (Universidade do Minho); IHA – Instituto de História de Arte (Universidade Nova de Lisboa); CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística (Universidade de Évora); IHC – Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Évora); CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia (ISCTE-IUL, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho); e CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Évora).

Ao integrar o IN2PAST Lab, o CESEM reafirma o seu compromisso indefectível com a ciência aberta e cooperativa e com a defesa e a promoção do património e da diversidade culturais.