Participação de Sónia Duarte (GTCC) no Congresso Internacional “Tempos do Barroco. Cenários da mesa”
Sónia Duarte, do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, participará no Congresso Internacional “Tempos do Barroco. Cenários da mesa” com a comunicação “Música e Dança à Mesa: Iconografia sacra e profana, debuxada e pintada, no largo tempo do Barroco em Portugal” (16 de Novembro pelas 10h50). O congresso advém de uma iniciativa conjunta entre a Associação Cultural Castilho e Távora, o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, com o apoio do Município de Vila Nova de Foz Côa.
Durante estes três dias pretender-se-á reflectir sobre o lugar da Mesa na vivência quotidiana e festiva dos séculos XVII e XVIII, além de debater as formas de projecção das linhas de pensamento do barroco na contemporaneidade. Para além das comunicações, o congresso integrará um programa de música barroca e de visitas pela região do Vale do Côa, local arqueológico, classificado pela Unesco, em 1998, como património da Humanidade. Clique aqui para ver o programa.
Ainda no último sábado de Outubro, dia 26, a investigadora participou nas ‘Jornadas do Património: A Pintura Mural em Montemor-o-Novo’. A conferência contou com várias comunicações sobre os diversos exemplos de pinturas murais existentes no concelho. Sónia Duarte apresentou uma comunicação intitulada ‘A iconografia musical na pintura mural em Portugal: o caso da Igreja de São Tiago de Montemor-o-Novo’. No fim, e em conjunto com os demais oradores, debateram-se os problemas e as soluções relacionadas com a pintura mural em Portugal e o envolvimento das comunidades.