AURÉLIA DE SOUZA. Mulheres artistas em 1900 I Capítulo por Sónia Duarte (GTCC)
O livro AURÉLIA DE SOUZA. Mulheres artistas em 1900 (ISBN: 978-989-35191-1-0 / DOI: https://doi.org/10.34619/6m02-4036) acaba de ser publicado e conta com um capítulo dedicado à pintura e à música no feminino, da autoria da investigadora Sónia Duarte (Grupo de Teoria Crítica e Comunicação). O lançamento será dia 20 de Novembro, pelas 18h30, em modo remoto (link de acesso aqui).
No capítulo, a colaboradora do CESEM aborda quatro mulheres que, na transição do século XIX para a centúria seguinte, isto é, no tempo de Aurélia de Souza (1866-1922), se destacaram como “debuxadoras e pintoras de outras mulheres, músicas e dançadoras”. As quatro pintoras são: Emília dos Santos Braga (1867-1949), Zoé Batalha Reis (1867-1949), Laura Sauvinet Bandeira (1876- 1953) e Sofia de Souza (1870-1960). Pelo meão, faz-se referência a Leonilda Moreira de Sá (1882-1963) e à colecção portuense de desenhos no feminino da Casa do Largo da Paz, e elencam-se nótulas sobre as representações iconográfico-musicais de Guilhermina Suggia (1885-1950), a primeira mulher com uma carreira internacional a solo, no violoncelo. Grosso modo, as mulheres pintam outras mulheres tangendo e afinando instrumentos musicais, cantando e dançando, isto é, dominando os preceitos da música e da dança. Por outro lado, os homens representam-nas diante dos seus instrumentos musicais ou de folhas de música, estáticas, pairando no ar a dúvida se os dominariam ou se apenas estariam associadas a uma erudição aficcionada e socialmente expectável.
AURÉLIA DE SOUZA. Mulheres artistas em 1900 é um livro editado pelo IHA – Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, que, tal como o CESEM, está associado ao IN2PAST, e pelo Museu Nacional Soares dos Reis, sendo organizado por Raquel Henriques da Silva, Bruno Marques e Joana d’Oliva Monteiro. O livro está disponível em acesso aberto aqui.