Maria Teresa Projecto

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Pólo
Nota Biográfica

Maria Teresa Projecto é artista e investigadora. Concluiu, em 2023, o Doutoramento em Belas-Artes na Universidade de Lisboa, com uma dissertação em torno do conceito de sublime e da noção de representação artística. No Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), é membro activo do Núcleo de Pensamento e Música (Grupo de Teoria Crítica e Comunicação) e da Linha de Música e Interpretação, na qual faz a curadoria do podcast «Entre Ato», juntamente com Luís Bastos Machado e Ricardo da Rocha. É também membro do grupo de Pintura, no Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA). Desenhou recentemente duas unidades curriculares para um ciclo de Mestrado no IPLUSO («Metodolodias de Investigação em Arte» e «Imagem e Pensamento»).

É autora de várias traduções de autores franceses, como Georges Bataille, Philippe Lacoue-Labarthe e Pascal Quignard. Participou, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, na manutenção e edição do espólio da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol (2012–2016).

Como artista visual, participa regularmente e várias exposições colectivas e individuais.

Como cantora lírica (mezzo-soprano) e intérprete, participou em várias apresentações e trabalho com vários maestros. Performances recentes incluem o recital «Serenata Andaluza» para a Antena 2 com o painista Tiago Mileu (dedicado a Manuel de Falla), e a criação do espetáculo «Salomé», encenado por Mónica Calle, e estreado em 2023 no Teatro Nacionl de São João. Em regime de aperfeiçoamento vocal e técnico, trabalhou com Jill Feldman, Geert Berghs, Marina Viotti, John Pickering, Eleonora Pacetti e Ramon Theobald.

De momento, prepara uma monografia intitulada «Pintar o tempo: no rasto do sublime», baseada na sua dissertação de doutoramento, e prepara ainda uma investigação de pós-doutoramento em torno da estética de Philippe Lacoue-Labarthe.