Diogo Gaio Chaves

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Pólo

Diogo Gaio Chaves (1997) – natural de Castelo de Vide – começou os estudos musicais na Banda União Artística, tendo concluído o Curso Básico de Trompete na Escola de Artes do Norte Alentejano – com Adriano Franco e João César – e o Curso Secundário de Composição na Escola de Música do Conservatório Nacional – com Daniel Schvetz.

É licenciado em Relações Internacionais pelo ISCSP/ULisboa e pós-graduado em Estética e Estudos Artísticos – Artes e Ciências Musicais pela FCSH/NOVA. Actualmente, encontra-se a concluir o mestrado em Ciências Musicais – Musicologia Histórica com o projecto “Análise, Edição Prática e Proposta de Encenação de Ópera Portuguesa do Século XVIII: La Vera Costanza – Dramma Giocoso de Jerónimo Francisco de Lima (1785 e 1789)” – sob a orientação de João Pedro Cachopo – e estuda Canto na EMCN com Manuela de Sá, tendo estudado com António Wagner Diniz de 2019 a 2022.

Contribuiu para o livro de Eva Rieger “Isolde. Richard Wagners Tochter: Eine unversöhnliche Familiengeschichte” com a recolha e tradução de informação sobre a estreia de Der Ring des Nibelungen, de Wagner, no Teatro de São Carlos em 1909. Assistiu ao Atelier de Criação da Academia de Ópera On-Line da Fundação Clóvis Salgado e do Palácio das Artes, sob a curadoria de Gabriel Rhein-Schirato e Lívia Sabag.

É barítono no Nova Era Vocal Ensemble (dir. João Barros). Na EMCN foi parte do coro “Musaico” (dir. Tiago Marques); do ensemble de música antiga “L’Heure du Thé” (dir. Helena Raposo) e de vários duos de canção. É parte do Atelier de Ópera desde 2021 (dir. Ana Paula Russo, José Brandão e Rúben Saints) onde representou o papel de Norton em La Cambiale di Matrimonio, de Rossini e outros papéis e partes de coro em A Saloia Enamorada e A Vingança da Cigana, de Leal Moreira; Le Nozze di Figaro e Die Zauberflöte, Mozart; L’Elisir d’Amore, de Donizetti; Candide, de Bernstein; Dido and Aeneas, de Purcell; e Die Lustige Witwe e Giuditta, de Lehár.

Como solista, cantou Sing unto the Lord, de Purcell; Magnificat, de Durante; Dextera Domini e Missa em Lá Maior, de Franck, e Missa in Tempore Belli, de Haydn. Foi Coordenador Artístico da Magna Tuna ApocalISCSPiana, responsável por transcrições para o CD Os 25 Viraram 30. É professor de História da Cultura e das Artes no Conservatório Regional do Alto Alentejo e na Escola de Artes do Norte Alentejano.

Março de 2023