As Cantigas de Santa Maria de Terena: milagres portugueses medievais
Autor(es):
As Cantigas de Santa Maria (CSM) são um dos maiores monumentos da cultura medieval europeia. Trata-se de uma gigantesca coleção de canções devocionais em galego-português, num total de 419 cantigas (mais um poema introdutório), louvando a Virgem Maria ou narrando milagres a ela atribuídos.
A poesia e música foram compostas ou recolhidas, aproximadamente entre 1264 e 1284, na corte castelhano-leonesa de Afonso III, o Sábio, estabelecida em Sevilha.
O quarto santuário mais citado neste conjunto é o de Santa Maria de Terena, resultante de um núcleo de doze cantigas relatando milagres atribuídos a esta Virgem.
Terena é uma pequena vila alentejana, localizada perto do Alandroal, destacando-se por ser um dos poucos exemplos de doação régia a uma família nobre, no sul de Portugal, no decorrer do reinado de D. Afonso III.
"Estas CSM são muito mais do que um simples repertório poético-musical medieval (com toda a complexidade que lhe é inerente).
Na verdade, estas surgem como um reflexo (filtrado e muitas vezes ornamentado) da sociedade da época, possibilitando, neste caso específico, um adquirir de novas informações acerca da forma como decorriam as relações entre Portugal e Castela durante este período.
Sobre aspetos históricos e geográficos referentes a Terena e à zona raiana e, por último, permitindo-nos ampliar conhecimentos acerca das práticas musicais da época." [pág. 132]
Ano
2021
Editora(s)
CESEM | Edições Colibri
ISBN
9789896899653
Páginas
278
Idioma(s)
Português