(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Novo manuscrito autógrafo do compositor inglês Henry Purcell identificado por Andrew Woolley, investigador do GEMA

Um manuscrito descoberto num arquivo em Norfolk, no Reino Unido, foi identificado como um autógrafo parcial do compositor inglês do século XVII, Henry Purcell, por Andrew Woolley (Grupo de Estudos de Música Antiga). O manuscrito foi descoberto por Caro Lesemann-Elliott (Royal Holloway, Universidade de Londres), membro de uma equipa que trabalha para um projecto de investigação financiado pelo Arts and Humanities Research Council do Reino Unido, que procura investigar a música nos arquivos regionais na Inglaterra.

O líder do projecto de investigação, Stephen Rose (Royal Holloway, Universidade de Londres), pediu a Andrew que examinasse o manuscrito. Woolley reconheceu depois que três das peças de Purcell, da Suite Z. 661, foram escritos pelo mão do próprio compositor. O manuscrito é um volume de luxo cuja pertença original parece remeter a um mecenas que pediu a Purcell que fizesse cópias da sua música.

No século XVIII, vários músicos acrescentaram outras peças no manuscrito da autoria do Purcell e do seu contemporâneo, John Blow, entre eles um organista da Catedral de Cantáuria. No século XIX, chegou às mãos de um vereador da cidade de Thetford, que o utilizou para criar um índice dos seus registos. Andrew Woolley está actualmente a preparar uma edição completa da música para instrumento de tecla de Purcell para a Purcell Society.

A descoberta foi objecto de uma notícia no jornal inglês The Guardian.

Subscreva a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade. Subscrever.
Um dos nossos projectos está agora nas redes sociais. Siga o PreservArt.
This is default text for notification bar