Vanda de Sá

Grupo de Investigação
Pólo
Nota Biográfica

Doutorada em Musicologia com uma tese subordinada ao tema: Música Instrumental no Final do Antigo Regime. Contextos, Circulação e Repertórios: 1750-1820 (2008, UÉ). Professora Associada do Departamento de Música da Universidade de Évora. Domínios de investigação: música instrumental no final do Antigo Regime, e atividade musical na cidade de Évora. IR do Projeto de Investigação Estudos de Música Instrumental 1755-1840 (2010-13: FCT). Membro do Projeto de Investigação Orpheus – A música no Convento de São Bento de Cástris (2014-15: FCT). Foi Diretora do Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades Faria (2010-2011). IR do Projeto PASEV | Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora: 1540 – 1910. (ALT 20-03-0145 – FEDER-028584. LISBOA-01-0145). Neste âmbito destaca-se a publicação dos livros Paisagens sonoras urbanas: História, Memória e Património (CIDEHUS/CESEM – 2019). https://books.openedition.org/cidehus/7521; Paisagens sonoras históricas – Anatomia dos Sons nas Cidades (2021) https://books.openedition.org/cidehus/16834, Sonoridades Eborenses (CESEM/CHAM-FCSH/Ed. HÚMUS – 2022) e Paisagens Sonoras em Expansão: Novas Sonoridades/Novas Escutas (Urutau – 2023). Atualmente é membro da equipa de investigação que implementa o Centro Interpretativo de Música em Évora – Capital Europeia da Cultura 2027. Membro da equipa editorial da Revista Portuguesa de Musicologia (desde 2023).