Paula Gomes-Ribeiro

Linhas temáticas
Pólo
Nota Biográfica

Musicóloga. Professora Associada da NOVA FCSH. Investigadora do CESEM. Desenvolve investigação em sociologia da música; música, media, comunicação e tecnologias; culturas digitais; género e música; jornalismo musical; ópera e teatro musical; incidindo o seu trabalho especialmente de finais do século XIX à atualidade.

Leciona, desde 2005, no Departamento de Ciências Musicais da FCSH, com incidência nos domínios da Sociologia da Música e da História da Música da Atualidade dos sécs. XX-XXI (especialmente desde 1950). Coordena a Licenciatura em Ciências Musicais desde 2020. Colaborou igualmente com o Mestrado em Artes Cénicas (DCM) e a Pós-Graduação em Estudos sobre as Mulheres (DS), bem como com várias outras Universidades e Escolas Superiores.

Concluiu o Doutoramento em Musicologia na Université de Paris VIII, em 2000, após ter obtido o título de Mestre em Musicologia da mesma instituição, em 1995. Diplomou‐se em Ciências Musicais pela NOVA. Fez os seus estudos musicais no Conservatório Nacional e Academia de Música de Stª Cecília. Realizou cursos e seminários em direção coral e voz bem como em teatro, dramaturgia de ópera e encenação em Portugal, França e Reino Unido. Colaborou com a FCG e o TNSC na redação de textos musicológicos. Fez crítica e crónica musical para o Independente, Diário de Lisboa, Jornal de Letras e Blitz e colaborou com várias rádios. Foi responsável pela encenação e dramaturgia do Atelier de Ópera do Conservatório Nacional (2005-2007). Como encenadora assinou várias produções de ópera, entre as quais, Comedy on the Bridge, no TNSC.

Coordena o SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música) que integra o NEMI e o CysMus. Coordena a Linha de estudos avançados em género e música (NEGEM). Foi coordenadora (2011-2019), vice-coordenadora (2019-2021) do GTCC e vicepresidente da direção da SPIM.  Tem vindo a integrar vários projetos de investigação entre os quais o DMCE (Dramaturgie Musicale Contemporaine en Europe), Paris. Publica regularmente em revistas especializadas e generalistas.