Ana Paixão

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Nota Biográfica

Ana Paixão tem um doutoramento em Literatura Comparada com uma tese sobre «Retórica e técnicas de escrita literária e musical em Portugal entre os séculos XVII e XIX». É membro do CESEM – UNL, membro fundador da Sociedade Portuguesa de Retórica, membro do Conselho Científico da Cátedra Poesia e Transcendência da Universidade Católica do Porto, membro convidado do Conselho de gestão da Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle, do Conselho de aperfeiçoamento do Departamento de Línguas da Universidade Paris Sorbonne e do Conselho da Escola doutoral de línguas, letras e espetáculo da Universidade Paris Nanterre. Após ter sido Leitora na Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle, foi professora de francês aplicado ao canto no Conservatório Nacional de Lisboa. Dirigiu a Casa de Portugal – André de Gouveia, da Cité internationale universitaire de Paris entre 2010 e 2023. Desde 2010, trabalha na Universidade de Paris 8 e é coordenadora de cursos de português na Embaixada de Portugal. Desde 2023 é responsável pela estratégia e desenvolvimento do campus da Cidade internacional universitária de Paris. É Grande Oficial da Ordem do Mérito pela Presidência da República Portuguesa (2018), Chevalière des Palmes Académiques pelo Ministério do Ensino superior e da investigação francês e pela Reitoria das Universidades de Paris (2019) e Chevalière des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura francês (2021).