Serão “O Requiem no Romantismo” e artigo “Un ravélien portugais” I Actividade de Cesário Costa (GTCC)
O mês de Abril contará com mais uma intervenção de Cesário Costa, membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, nas actividades do Âmbito Cultural do El Corte Inglés. O investigador, que é também programador de Música Erudita do CCB, estará responsável pela conversa “O Requiem no Romantismo”, programada para as 18h30 de 11 de... Read More
“Marthiya de Abdel Hamid”, projecto de Carlos Alberto Augusto (GIMC) no Teatro da Rainha
O projecto “Marthiya de Abdel Hamid” tem composição sonora e cénica de Carlos Alberto Augusto, colaborador no Grupo de Investigação em Música Contemporânea, e estará em cartaz no Teatro da Rainha, Caldas da Rainha, a 5 de Abril. Mais informações aqui.
Artigo de Maria Teresa Projecto (GTCC) na CounterText (Edinburgh University Press)
Maria Teresa Projecto, colaboradora no Grupo de Teoria Crítica e Comunicação e na Linha Temática de Música e Interpretação, publicou no mais recente ‘Special Issue’ da revista CounterText (Edinburgh University Press) o artigo ‘In der lydischen Tonart’: Listening to Philippe Lacoue-Labarthe’s Phrase. A revista CounterText dedica-se aos estudos literários e pós-literários contemporâneos e publica artigos... Read More
2
Abr
2025
“Águas paradas não movem moinhos”: homenagem a José Mário Branco (digressão 6 VIOLAS)
No sentido de celebrar a música e obra de José Mário Branco, surge “Águas paradas não movem moinhos”, o primeiro disco do 6 VIOLAS. Pensado e levado a cabo pelo compositor e violetista José Valente, este projecto estabelece um inesperado vínculo entre a música erudita e a canção de intervenção como forma de homenagem e... Read More
Newsletter I Abril 2025
A Newsletter de Abril já está cá fora e tem novidades que não vai querer perder! Se ainda não subscreve a nossa newsletter, pode fazê-lo aqui.
Recital de Taíssa Poliakova Cunha (GIMC) no Lisboa Incomum
O Lisboa Incomum tem o prazer de acolher o recital da pianista Taíssa Poliakova Cunha, investigadora do CESEM / Grupo de Investigação em Música Contemporânea. “Sinos e recitativos: um diálogo entre o humano e o divino” contará com a palavra de introdução de Svetlana Poliakova (Grupo de Estudos em Música Antiga). Neste recital, exploram-se duas... Read More
À conversa com … #2 Júlia Durand
O 2.º episódio de À conversa com… foca-se no percurso de Júlia Durand, destacada com a 4ª Menção Honrosa no Prémio de Dissertação Excepcional 2024 da IMS. À conversa com… reúne uma série de entrevistas escritas que destacam a premiação nacional ou internacional do trabalho de investigadores associados ao CESEM. Pergunta (P): A tese de doutoramento... Read More
31
Mar
2025
Jornada de Estudos – Ligações musicais Brasil-Portugal: processos, identidades e repertórios no séc. XX
A presente Jornada de Estudos insere-se no âmbito das actividades do projecto “História Temática da Música em Portugal e no Brasil” e tem como objectivo reunir vários investigadores que têm explorado as relações entre Brasil e Portugal no século XX. Nestes países, o século XX foi marcado por diferentes regimes políticos com os seus marcadores... Read More
31
Mar
2025
“Fronteiras do Som” – Workshop de composição acusmática
“Fronteiras do Som” é um workshop de composição acusmática com Ângela da Ponte, investigadora do Grupo de Investigação em Música Contemporânea. Este workshop permitirá que músicos, compositores, artistas sonoros e entusiastas do som experimentem novas formas de criação musical. Através da exploração de técnicas de gravação, manipulação digital e síntese sonora, os participantes irão aprofundar... Read More
Programa de Sara Maia (GTCC) sobre a vida e obra de José Mário Branco
No seguimento de uma bolsa proporcionada pelo CESEM, onde passou a desenvolver investigação no Arquivo José Mário Branco, Sara Maia (Grupo de Teoria Crítica e Comunicação) criou uma série de episódios dedicados à vida e obra de José Mário Branco, por quem afirma ter grande “apreço pessoal”. A série não seguirá uma ordem cronológica, mas... Read More