4° Simpósio NEGEM – Intersecções/4th NEGEM Symposium – Intersections

23/09/2022 @ 08:00 - 24/09/2022 @ 17:00 WEST

O 4° Simpósio NEGEM (Núcleo de Estudos Avançados em Género e Música), realiza-se nos dias 23 e 24 de setembro em modo híbrido – presencial (no Colégio Almada Negreiros, sala 219) e por Zoom. O tema deste ano, Intersecções, salienta as transformações e avanços que têm vindo a suceder pela aplicação da lente de género às mais diversas temáticas no domínio das ciências sociais e humanas ao longo da última década. A perspetiva do género como uma ferramenta de abertura e revisão de narrativas bem como de dinâmicas de estratificação social. O último simpósio do NEGEM, provou que este núcleo se tem investido em perspetivas cada vez mais abertas, diversificadas e interdisciplinares sobre manifestações de género e sexualidade nas suas relações com a música como prática cultural e social e respetivas representações e discursos associados, em múltiplos quadrantes históricos e espaciais. É neste paradigma que o 4º Simpósio se situa, aprofundando aspetos interseccionais, de relações entre vários marcadores identitários, na sua relação com dinâmicas sociais e de poder, em contextos situados. Agrega-se à ideia de intersecção a de diversidade, num programa que evita segmentações rígidas e estabelece um contraponto dinâmico entre épocas, géneros musicais, práticas interpretativas, padrões de receção, mediações e discursos, expressões de identidade, estimulando redes críticas de discussão. A discussão de expressões que se assumem como queer, dialogam com incursões sobre práticas musicais de mulheres, exploram-se cenas musicais atuais regidas por trâmites identitários, histórias de vida, e também manipulações corporais (orgânicas ou visuais) à procura do som perfeito ou de um modo de estar no mundo. Discutem-se a relevância de modelos, convenções, estereótipos e também a sua diluição e subversão. O encontro reúne investigadores seniores e juniores, estudantes, intérpretes, convidados e membros do NEGEM, em painéis de comunicações, debates e mesas redondas. Dos participantes constam Afonso Mateus, Alannah Marie Haley, Alberto Pacheco, Al Soares, Ana Sofia Malheiro, André Malhado, Ângela Flores Baltazar, Beatriz Nunes, Bruno Martins, Eva Falcato, Filipa Magalhães, Francisco Oliveira, Francisco Pires, Isabel Pina, Joana Freitas, Jorge Balça, Júlia Durand, Luísa Cymbron, Maria José Artiaga, Matilde Palma, Paula Gomes-Ribeiro, Ricardo Pereira, Sérgio A. Vales e Sofia Lopes. A organização compete ao referido núcleo do CESEM – NOVA FCSH, a Comissão Científica é constituída por Alberto Pacheco, Mário Vieira de Carvalho e Paula Gomes-Ribeiro, esta última assegurando a coordenação do evento, e a Comissão Organizadora é constituída por André Malhado e Ana Sofia Malheiro. O programa será divulgado nos próximos dias e informações estão a ser regularmente divulgadas nas principais redes sociais. Para a assistência virtual ao evento, inscreva-se no seguinte formulário Google: https://forms.gle/fJTUG6P1BAewpfbP6 Para mais informações contacte-nos em <negemus.cesem@gmail.com>.

Inscrição para assistência online: https://docs.google.com/forms/d/1dfYEdUe0oGGfHFE4OwYdJVvYv5II81RQ1xRpvuJ4TFg/edit

Cartaz Impressão_Simpósio NEGEM 2022 (1) – NEGEM CESEM

23/09/2022 @ 08:00 WEST