Lançamento de livro do investigador CESEM Marco Brescia

14/11/2020 @ 16:30 - 17:00 WET

Orgão José Joaquim da Fonseca (c. 1863) e a Organaria Histórica Portuguesa

O presente livro, escrito por Marco Brescia e publicado em edição bilingue português / inglês por Castelpor, propõe a abordagem do órgão histórico José Joaquim da Fonseca (c. 1863) da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau de Vila Nova de Gaia, à luz da organaria histórica portuguesa. Divide-se em três capítulos, o primeiro dedicado à afirmação e ao apogeu do órgão ibérico em Portugal (século XVIII), o segundo, à génese e desenvolvimento do modelo de órgão genuinamente português definido na viragem do século XVIII ao XIX, ao passo que o terceiro centra o estudo do órgão histórico José Joaquim da Fonseca propriamente dito no contexto da organaria desenvolvida no norte de Portugal no século XIX.

Marco Brescia – Organista italiano de origem brasileira, Marco Brescia é doutorado em Ciências Musicais Históricas em regime de cotutela internacional de tese entre as universidades Paris IV-Sorbonne e NOVA de Lisboa. É mestre em interpretação da Música Antiga, especialidade de Órgão Histórico, conjuntamente pela Escola Superior de Música de Catalunya e a Universitat Autònoma de Barcelona e mestre em História da Arte pela Universidade Paris IV-Sorbonne. Atualmente, é investigador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa integrado ao CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.

Data:
14/11/2020