(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

António Jorge Marques

MEMBRO INTEGRADO

António Jorge Marques

Foto
Investigador
ajmarques@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Flautista (Escola Superior de Música de Lisboa, 1992) e musicólogo (Universidade Nova de Lisboa, 1999 e 2010). Desde 2000 que se dedica ao estudo e divulgação da vida e obra de Marcos Portugal. Na tese de doutoramento, A obra religiosa de Marcos António Portugal (1762-1830): catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia, desenvolveu extensos estudos caligráficos e de tipos de papel. A base de dados que adveio dessa investigação, MARCOSMUS, foi publicada pelo Bernstein Project em The Memory of Paper, uma página em 10 línguas sobre papel e a sua história, depositária de 47 colecções e mais de 260.000 marcas de água pesquisáveis. É o autor da edição crítica da Missa Grande de Marcos Portugal (2009) que tem estado na génese de concertos em Portugal, Inglaterra, França, Espanha e Alemanha, além de duas gravações em CD (Portugal e França). Comissariou a exposição Marcos Portugal (1762-1830): 250 anos do nascimento, realizada na Biblioteca Nacional de Portugal (Outubro 2012 / Janeiro 2013) e no Palácio Ducal de Vila Viçosa (Junho a Setembro 2013). Em Outubro de 2014 ganhou uma menção honrosa no 6º Concurso Internacional Principe Francesco Maria Ruspoli com o ensaio Niccolò Jommelli rediscovered: a new autograph of a 16 voice Laudate pueri [Niccolò Jommelli redescoberto: um novo autógrafo de um Laudate pueri a 16 vozes]; o ensaio e a reconstrução da obra serão publicados brevemente (Saggi Ruspoli, Libreria Musicale Italiana). O projecto conjunto com o Coro de Câmara de Lisboa (CCL), dedicado às publicações de música religiosa de Marcos Portugal no século XIX, foi financiado pela Direcção-Geral das Artes em duas ocasiões (2017 e 2019), resultando na publicação de um livro com a edição crítica de quatro obras e o lançamento do CD correspondente. Desde 1982 que canta e colabora com o Coro de Câmara de Lisboa.

Publicações:

“Portugal [Portogallo], Marcos António (da Fonseca)” with CRANMER, David, new and expanded entry of The New Grove Dictionary of Music and Musicians (ed. Stanley Sadie, Grove Music Online, 8th edition), October 2019 <https://doi.org/10.1093/omo/9781561592630.013.90000315413>

Marcos Portugal (1762-1830): publicações de música religiosa no século XIX, with PINTO, Rui Magno, Lisboa, BNP (Biblioteca Nacional de Portugal)/CCL (Coro de Câmara de Lisboa)/CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), 2017, ISMN: 979-0-9007521-1-6

Son Regina: deambulações históricas de uma aria di bravura” in BRESCIA, Rosana Marreco and BRESCIA, Marco Aurélio (eds.), Actas do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, Porto, CESEM/Tagus-Atlanticus Associação Cultural, 2014, pp. 77-85, ISBN: 978-989-20-4949-6

Marcos António Portugal (1762-1830): catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia, revised edition, Bahia, EDUFBA (Editora da Universidade Federal da Bahia), 2012, ISBN: 978-85-232-1009-0

Marcos Portugal (1762-1830): 250 anos do nascimento, (ed.), catalogue of the homonymous exhibition, Lisboa, BNP/CESEM/Fundação da Casa de Bragança, 2012, ISBN: 978-972-565-487-3

Marcos António Portugal (1762-1830): catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia, Lisboa, BNP/CESEM, 2012, ISBN: 978-972-565-472-9

Marcos Portugal: Missa Grande [Great Mass] for soloist voices, choir and organ/basso continuo, with MARQUES, Pedro Silva, Lisboa, CCL, 2009, ISMN: 979-0-9007502-1-1

D. João VI e Marcos Portugal: o período brasileiro (1811-1821)”, DEBATES – Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, n. 11, 2008, pp. 56-79, ISSN: 1414-7939 (printed), 2359-1056 (online)

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)
image_preview (3)

Imagem 1 – Marca de água 176. Tipo5, <https://memoryofpaper.eu/marcosmus/marcosmus.php?id=160>, <http://purl.pt/794>

Imagem 2 – Página 18 do autógrafo de Niccolò Jommelli, Laudate pueri a 16 vv., P-Ln FCR 549, <http://purl.pt/16619>

Imagem 3 – Biblioteca Nacional de Portugal, Outubro 2012, com a responsável pela Área de Música da BNP, Sílvia Sequeira