
Ana Filipa Gonçalves de Magalhães
Doutoramento
Membro integrado
NOVA FCSH
Filipa Magalhães é investigadora do CESEM – Centro de Estudos em Música, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), Lisboa, Portugal. Doutorada em Musicologia (2020), é também mestre em Artes Musicais e licenciada em Musicologia pela mesma universidade, tendo ainda concluído uma Pós-Graduação em Arquivística Histórica (2022), igualmente na NOVA FCSH.
A sua investigação centra-se na preservação de obras no contexto do teatro-música, com particular interesse na articulação entre metodologias da musicologia, arquivística histórica e humanidades digitais aplicadas à sua documentação e estudo. O seu trabalho académico tem contribuído de forma significativa para o campo da preservação da música portuguesa contemporânea, com especial destaque para a obra da compositora Constança Capdeville. Tem publicado amplamente em revistas científicas internacionais com revisão por pares e capítulos de livros, explorando os processos criativos de Capdeville e as suas ligações ao teatro-música, ao cinema e à composição teatral. Em agosto de 2022, foi-lhe atribuída uma posição de investigadora júnior no âmbito da 5.ª edição do Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC), com o projeto ‘Music Theatre Preservation: A Bridge Between Musicology and Archival Science’, financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (DOI: 10.54499/2022.07416.CEECIND/
Atualmente, coordena o Grupo de Investigação em Música Contemporânea (GIMC) no CESEM – NOVA FCSH e coordena também a Linha Temática 04 – Arquivos, da preservação preventiva à digitalização, do IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território.