(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

Gonçalo Pescada

MEMBRO INTEGRADO

Gonçalo Pescada

Foto
Professor Auxiliar
gpescada@uevora.pt
Nota Biográfica:

Gonçalo André Dias Pescada nasceu em Faro, a 10 de agosto de 1979. Doutorado com distinção e louvor em Música e Musicologia pela Universidade de Évora, em 2014, concluiu também a licenciatura bi-etápica em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco), o Curso Complementar de Acordeão pelo Instituto Musical Vitorino Matono (Lisboa) e a Profissionalização em Serviço (M01 e M32) pela Universidade Aberta. Foi distinguido com vários prémios, entre os quais: 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995), 1º Prémio no Concurso Internacional de Acordeão “Citá di Montese” (Itália, 2004) e 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2006). Apresentou-se como solista com várias orquestras, estreando e interpretando várias obras em primeira audição em Portugal. Foi convidado a participar em festivais de enorme prestígio em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária. Gravou para rádios e televisões, destacando-se a RDP Antena 2, a RTP e a Rádio e Televisão Nacional Búlgara. A sua discografia inclui cd’s a solo, música de câmara e com orquestra. Participou, como arguente e presidente de júri, em provas de mestrado em ensino da música e proferiu, como conferencista, várias conferências na área da música, espiritualidade, ansiedade e desempenho escolar. Tem coordenado Seminários de Didática Específica para o Ensino Vocacional da Música na Universidade de Évora e também cursos de aperfeiçoamento na vertente instrumental e música de câmara. Atualmente é Professor Auxiliar com exclusividade no Departamento de Música da Universidade de Évora.

Publicações:

Pescada, G., Marques, M. (2019). Rouge [CD acordeão e saxofone]. Évora: Universidade Évora.

Pescada, Gonçalo (2016) prefácio do livro O Acordeão no Algarve – Um Século de Histórias e memórias do autor Nuno Campos Inácio. ISBN: 978-989-8769-80-0, editado pela Editora Arandis.

Pescada, G. (2014). O Funcionamento do Sistema Convertor e a sua Influência na Música Escrita para Acordeão – Análise Interpretativa de Seis Obras Contemporâneas. Universidade de Évora. <http://hdl.handle.net/10174/18273>

Pescada, G. (2012). Obras de Astor Piazzolla [CD acordeão e Orquestra do Algarve]. Faro: Associação Musical do Algarve.

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano

Linhas e Núcleos de Investigação:

Música e Literatura