Luísa Cymbron
Luísa Cymbron doutorou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, onde também ensina. Desde 2007 é membro do CESEM. As suas áreas de investigação centram-se na música portuguesa do século XIX e na recepção do repertório italiano e francês em Portugal e nas relações musicais entre Portugal e o Brasil, durante o mesmo período. É autora, em colaboração com Manuel Carlos de Brito, de História da Música em Portugal (1992) e organizou na Biblioteca Nacional de Portugal a exposição Verdi em Portugal 1843-2001. Em 2012 publicou o volume de ensaios Olhares sobre a música em Portugal no século XIX: ópera, virtuosismo e música doméstica (CESEM – Edições Colibri). Tem colaborado em diversos projectos de investigação em Portugal e no estrangeiro, como por exemplo: The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe (Musical Institutions and the Circulation of Music and Musicians in Europe 1600-1900) da European Science Foundation, “The Teatro de S. Carlos: Performing Arts in Portugal”, “Theater of Laughter: Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900)” e “La Recepción de la Ópera Italiana y Francesa en España (1790-1870)” da Universidade de Salamanca. É autora de vários artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais. Tem realizado em Portugal concertos comentados e outras actividades de divulgação procurando captar novos públicos para os fenómenos e repertórios que estuda.
“I Vespri siciliani in Portogallo (1857-63): recezione verdiana e rifiuto della storia nazionale”, in Franco Piperno, Daniele Mastrangelo, Manuela Rita, (eds.), Giuseppe Verdi: dalla musica alla messinscena: in ricordo di Pierluigi Petrobelli, Parma, Istituto nazionale studi verdiani -Fondazione Teatro regio di Parma, 2015, pp. 139-158. ISBN: 9788885065611.
“A Música em Portugal no Século XIX: uma panorâmica” in J. A. Costa (ed.), Olhares sobre a História da Música em Portugal, Matosinhos, Verso da História, 2015, pp. 161-212.
“Camões in Brazil: Operetta and Portuguese Culture in Rio de Janeiro, circa 1880”, The Opera Quarterly, Volume 30, Number 4 (Autumn 2014), pp. 330-361.
“Na sombra de Herculano: Miguel Ângelo Pereira e os desafios de compor ópera no Portugal dos anos 1860-70”, Arbor, Vol 190, No 766 (2014).
Olhares sobre a Música em Portugal no Século XIX. Ópera, virtuosismo e música doméstica, Lisboa, CESEM-Colibri, 2012.