Manuela Toscano
Membros Integrados
Manuela Toscano é docente no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa desde 1990. A sua formação musicológica realizou-se no Departamento de Ciências Musicais da mesma Universidade, onde se licenciou (1987) e se doutorou (2002). Em 2005 fundou ali o Seminário de Música e Literatura (Mestrado), dedicado a estudos avançados sobre Lied, mélodie e música instrumental de referências literárias ou míticas. No CESEM integra o Grupo de Investigação em Teoria Crítica e Comunicação, coordenando também a Linha Temática de Música e Literatura desde 2015. Foi docente na Escola Superior de Música de Lisboa (1988-1990).
É autora do livro Maneirismo inquieto. Os Responsórios de Semana Santa de Carlo Gesualdo (INCM, 2007, 3vols.). Publicou capítulos de livros, traduções e ensaios em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica. Os seus ensaios e conferências incidem nas áreas da Estética, Música Sacra, Retórica, Estudos sobre Palavra, Música e Pintura. Tem-se debruçado sobre o simbolismo e art nouveau na cultura francófona, com uma abordagem estética, analítica, semiótica e transtextual, assim como em estudos de performance numa perspectiva fenomenológica.
Em 1982 completou a sua formação musical no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, obtendo o Diploma do Curso Superior de Piano. Trabalhou com Tania Achot e participou em masterclasses orientadas por Helena de Sá e Costa, Tatjana Nikolaewa e Eric Heidsieck. Em 1981 obteve o Brevet – Degré Supérieur de Piano du Conservatoire Européen de Paris depois de um aperfeiçoamento pianístico como aluna de Yvonne Léfébure.
Como pianista, realizou recitais de Lied, mélodie e canção (1992-2003) e gravou a solo repertório romântico (RDP).
Como membro do Coro Gulbenkian (1975-2017), cantou um vasto repertório sacro e profano desde o Renascimento à actualidade, incluindo música para cinema. Algumas gravações receberam prémios internacionais do disco.
2012 – “ ‘Movement in space’: Listening to the Music of the Winds and Arabesques”, in International Debussy Symposium: Debussy Text and Idea, 12 e 13 April 2012, org.. Richard Langham Smith, Helen Abbott, London, IMR, Gresham College, Royal College of Music, Open University. Video url: <https://www.youtube.com/watch?v=Ae0etSPhKBc>
2010 – “Música, vestígios da ausência. O despertar de Mnemosyne em Erinnerung de Mahler e Alte Liebe de Brahms”, in Act.20. Filologia, memória e esquecimento, Centro de Estudos Comparativos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, org. Helena Buescu,Fernanda Mota Alves, Sofia Tavares, Ricardo Gil Soeiro, Danela Di Pasquale, Ribeirão, Ed. Húmus, pp. 275-302.
2008 – “Caos apparente e struttura dissimulata nei Responsori di Settimana Santa di Carlo Gesualdo”, in La Musica del Principe. Studi e prospettive per Carlo Gesualdo, Lucca, LIM, pp. 277 – 294. ISBN 978-88-7096-531-5.
2005 – “As vozes de Ya las sombras de la noche. Petrarquismo e música portuguesa no Séc. XVI e primeira metade do Séc. XVII”, in Petrarca 700 Anos, coord. e introd. Rita Marnoto, Coimbra, Instituto de Estudos Italianos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pp. 273-340. ISBN:972-9038-81-3.
1999 – “Chemins vers une esthétique de l’inquiétude dans la musique de Gesualdo”, in International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, 1999, XXX, 1, pp. 27-53. ISSN 0351-5796.