Doutoramento
Membro integrado
ESML-IPL
Nicholas McNair (1951) foi coralista principal na Catedral de Canterbury aos 13 anos, tendo posteriormente estudado na Universidade de Cambridge, bem como composição e piano no Royal College of Music em Londres. Escreveu uma série de obras apoiadas pelo Arts Council of Great Britain, pelo RVW Trust e outras fundações, dando o seu primeiro recital de improvisação em 1979. Chegando a Portugal em 1980, trabalhou para a CNB, o Conservatório Nacional e o Teatro S. Carlos. Na década de 1990 trabalhou como editor com Sir John Eliot Gardiner, pesquisando e preparando para apresentação e gravação (com DG Archiv) as principais óperas de Mozart e Beethoven. Foi professor na Escola Superior de Música de Lisboa durante mais de 30 anos, sendo Diretor Artístico do seu Estúdio de Ópera 2011-2015. Trabalhou regularmente com o Coro e a Orquestra Gulbenkian como organista e pianista, e fez música ao vivo para 150 filmes mudos na Cinemateca Portuguesa, tendo actuado também no Festival de Cannes, em 1995, e na National Gallery of Art, Washington D.C., em 1997. Reconstruiu a música para DVDs dos filmes mudos Amor de Perdição (Pallu, 1921) e Os Lobos (Lupo, 1924), e criou a banda sonora para A Rapariga das Luvas (Botelho, 2016), e os DVDs de Mulheres da Beira (Lupo, 1923) e O Destino (Pallu, 1922).
Compôs música para peças de Shakespeare – A Tempestade (Teatro S. Luiz 2004) e Hamlet (CC Olga Cadaval 2007) – e Brecht (Teatro do Bairro, 2019), colaborando também com vários compositores (como Philip Glass, Luís Tinoco, Vasco Mendonça e António Pinho Vargas) na preparação de óperas contemporâneas. Formou em 2021 com o pianista jazz Samuel Gapp um duo de improvisação à 2 pianos, lançando o CD Mirages em 2022. É doutorado em Artes Musicais pela UNL com uma tese sobre improvisação, sendo investigador do CESEM/Nova.