(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

Ricardo Matosinhos

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Ricardo Matosinhos

Doutorando
rmatosinhos@gmail.com
Nota Biográfica:

Ricardo Matosinhos nasceu em 1982, foi aluno da class de Trompa de Ivan Kučera, na ESPROARTE (1994-2000) e Bohdan Šebestik na ESMAE, onde concluiu a licenciatura em 2004. A curiosidade levou-o a explorar os caminhos da trompa no jazz e, por essa razão, teve aulas com o saxofonista Mário Santos, cuja influência se veio a refletir mais tarde no seu estilo de composição. Concluiu, em 2012, o mestrado em Ensino da Música, na Universidade Católica, com a apresentação da dissertação “Bibliografia Selecionada e Anotada de Estudos para Trompa Publicados entre 1950 e 2011”.
Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no Estrangeiro. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1998 e 2004. Em 2007 foi-lhe atribuído o 2º prémio do concurso Jovens Músicos na modalidade de Trompa Nível Superior. Como artista convidado colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Remix Ensemble, ONP entre outras. Ministrou diversos Workshops e Cursos de Aperfeiçoamento em Portugal, República Checa, Estónia, Letónia e Estados Unidos. No âmbito da composição é autor de diversos materiais pedagógicos para o ensino da trompa, bem como, de composições para diversas formações instrumentais. Viu algumas das suas obras reconhecidas em vários concursos nacionais e internacionais. Atualmente leciona na Academia de Costa Cabral (Porto) e frequenta o programa de Doutoramento em Música e Musicologia, Interpretação na Universidade de Évora. É membro da International Horn Society, da Sociedade Portuguesa de Autores e da GDA.

Publicações:

Matosinhos, Ricardo. 2019. “Kerry Turner’s Abide with Me.” The Horn Call, Journal of the International Horn Society XLIX (2): 40–41.

Matosinhos, Ricardo. 2017. “To Stop or Not to Stop – That Is the Question.” The Horn Call, Journal of the International Horn Society XLVIII (1): 56–59.

Matosinhos, Ricardo. 2016. “Orthodontics and Horn Performance.” The Horn Call, Journal of the International Horn Society XLVI (2).

Matosinhos, Ricardo. 2014. “A Metaphorical Approach to Horn Teaching.” The Horn Call: Journal of the International Horn Society XLIV (3): 41–42.

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Doutoramento: Definição e análise dos elementos idiomáticos presentes numa seleção de obras escritas por trompistas
Orientação:
Monika Streitova
Resumo:

Apesar do seu uso corrente e como ficou comprovado no decorrer da investigação, o significado da expressão “escrita Idiomática para trompa” revelou não ser consensual, tendo-se verificado a existência de discrepâncias nas fontes. Daqui não só resultam múltiplas e diversas interpretações da mesma obra, como dificuldades frequentes por parte dos intérpretes em descodificar a intenção dos compositores. No sentido de tentar colmatar estas lacunas será efetuado um confronto entre a informação relativa a esta questão presente em bibliografia de instrumentação/notação e o entendimento que os trompistas têm da mesma. Para conferir um caráter mais rigoroso e objetivo à pesquisa será analisada a presença de elementos idiomáticos em obras encomendadas especificamente para este projeto a trompistas compositores. Assim sendo desta investigação não só resultarão obras novas para trompa como se espera que consiga, pelo menos, tentar abrir caminho à edificação dos pilares de uma comunicação mais eficaz entre trompistas e compositores.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea