(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Roberto Oliveira Ogando

COLABORADOR

Roberto Oliveira Ogando

Foto
Doutorando
roberto.oliveira@rai.usc.es
Nota Biográfica:
Artista multidisciplinar especializado em percussão contemporânea, completou seus estudos de licenciatura no Conservatorium Koninklijk, Hogeschool van Beeldende Kunsten, Muziek en Dans na Haia, Holanda. Continua seus estudos de “master in music performance” na Royal Irish Academy of Music em Dublin, Dublin City University (DCU) na Irlanda, obtendo a distinção “First Class Honors”. Ao longo de sua carreira realizou concertos como solista, com conjuntos contemporâneos e orquestras sinfônicas, participando em diversos festivais nacionais e internacionais. Premiado na quinta edição dos Prémios Martín Códax da Música, tem três gravações a solo “Pparafusxo” (2010), “Diáspora, novas músicas de aqui e de acolá” (2017) e “Argana, estrutura rítmica espinal” (2020) . Empenhado na preservação e divulgação da música galega contemporânea, tem feito apresentações baixo os títulos: «Catalogação e digitalização da coleção Macías: Descrição dos materiais, problemas de digitalização e processos de catalogação da coleção familiar de Enrique X. Macías», e «Música Eletroacústica na Galiza: primeiras manipulações sonoras de Enrique X. Macías (1974-1980)». Co-fundador de ONME Gestión Cultural SL, atualmente é doutorando na Faculdade de Xeografia e História da Universidade de Santiago de Compostela (USC), onde está a escrever a sua tese «Processos estruturais electroacústicos em Enrique X. Macías» sobre a figura do compositor galego.
Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Doutoramento: «Processos estruturais eletroacústicos em Enrique X. Macías»
Orientação:
Dra. Montserrat Capelán Fernández
Resumo:

Na última década, o volume de pesquisas sobre músicos e especialmente sobre compositores galegos parece ter aumentado consideravelmente. Apesar dos estudos mais aprofundados de figuras como Viaño, Groba e Soutullo, que são muito recentes, penso que, no caso de outros compositores galegos, é necessário rever e completar a literatura que se escreveu sobre eles.

Neste trabalho tratarei a figura de Enrique Xerardo Macías. A partir de fontes específicas e próximas, a sua família, em particular o seu irmão Javier Macías, com quem tenho uma relação, e uma longa lista de amigos, músicos e artistas, estabelecendo um panorama da sua vida e obra. Vou rever os catálogos existentes fazendo alterações ou acrescentando informações para criar um catálogo mais preciso, e vou me concentrar em um dos principais elementos deste estudo, os processos estruturais eletroacústicos do primeiro compositor galego de música eletroacústica.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)
image_preview (3)