Roberto Oliveira

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Laboratório
Pólo
Nota Biográfica

Artista multidisciplinar especializado em percussão contemporânea, concluiu seus estudos de graduação no Conservatório Koninklijk, Hogeschool van Beeldende Kunsten, Muziek en Dans em Haia, Holanda. Prossegue os seus estudos de “master in music performance” na Royal Irish Academy of Music em Dublin, Dublin City University (DCU) na Irlanda, obtendo a distinção “First Class Honors”.

Ao longo da sua carreira tem dado concertos como solista, com conjuntos contemporâneos e orquestras sinfónicas, participando em inúmeros festivais de música nacionais e internacionais. Premiado na quinta edição dos Prémios Martín Códax da Música, tem três obras discográficas a solo “Pparafusxo” (2010), “Diáspora, novas músicas de aqui e de acolá” (2017) e “Argana, estrutura rítmico espiñal” (2020 ).

Empenhado na preservação e divulgação da música galega contemporânea, tem apresentado apresentações sob os títulos: «Catalogación y digitalización del fondo Macías: Descripción de los materiales, problemáticas de la digitalización y procesos de catalogación del fondo familiar de Enrique X. Macías»; «Música Electroacústica en Galicia: primeras manipulaciones sonoras de Enrique X. Macías (1974-1980), «Enrique X. Macías: forma y semiótica de los materiales donados al Festival Hispano-Mexicano de Música Contemporánea», «Enrique X. Macías: processes and results of the digitization of magnetic tape»…

Publicar os artigos «Electroacústica en Galicia: Carencias técnicas e evolucións das primeras manipulacións sonoras de Enrique X. Macías (1974-1979)», Grial: Revista Galega de Cultura (2021), «Miguel Angel Coria, Lúdica I for orchestra: el estreno americano», Revista Ritmo (2022); «Galicia en Xapón. Foglio I: música para clavicémbalo do século XX», Mazarelos: Revista de Historia e Cultura Nº 8 (2022).

Cofundador da ONME Gestión Cultural SL, atualmente é doutorando na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Santiago de Compostela (USC), onde desenvolve a tese «Processos estruturais eletroacústicos em Enrique X. Macías» sobre a figura do compositor galego.