Rosana Marreco Brescia

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Nota Biográfica

Rosana Orsini, musicóloga, cantora lírica e diretora de cena, tem participado em diversos projetos de música e património histórico musical, com foco na história da ópera, na música conventual e no papel das mulheres na música em Portugal e no Brasil dos séculos XVIII e XIX. Foi investigadora principal do projeto Avemus: A Música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1774-1829) – DOI 10.54499/2022.01889.PTDC, financiado pela FCT.

Membro da International Musicological Society, Rosana publicou artigos em revistas como o Anuario Musical (ESP), Cambridge Opera Journal (GBR), Sacred Music Journal (USA), Cuadernos de Música Iberoamericana (ESP), Caravelles: cahier du monde hispanique et luso-brésilien (FRA) e a Revista do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (BRA). É autora de dois livros sobre a Casa da Ópera de Ouro Preto (2012 e 2020) e de um estudo sobre cenografia no século XVIII em Portugal e Brasil (2019).

Atuando regularmente em festivais internacionais na Europa e Américas, dirigiu em 2022 a estreia moderna da ópera A Noite de São João, de Elias Álvares Lobo, em colaboração com o Conservatório de Tatuí. Foi também diretora artística das óperas Il Ballo delle Ingrate, de Claudio Monteverdi, e Vendado es Amor, no es Ciego, de José de Nebra, no Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira de Juiz de Fora.

Rosana é doutorada em História pela Université Sorbonne – Paris IV e em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Canto Lírico pela Manhattan School of Music e pós-graduada pela Royal Academy of Music. É especializada na interpretação histórica da música antiga no Conservatorio di San Pietro a Majella, na interpretação mozartiana pelo Instituto Mozarteum de Salzburg e em encenação lírica pela Fondazione Franco Zeffirelli. Desde 2018, desenvolve suas investigações ao abrigo da Norma Transitória (DL57/2016/CP1453/CT0024).

Projetos

“A Música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1764-1834)”. Investigadora Principal. Lisboa (PRT), Março 2023 — Setembro 2024. Projeto exploratório aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2022  DOI 10.54499/2022.01889.PTDC

Catálogo do Arquivo Musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança. Comissão Científica. Lisboa (PRT), Janeiro 2021 — Dezembro 2023.