Doutoramento
Colaborador/a
NOVA FCSH
ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Sónia Duarte (Porto, 21-11-1982 / natural de Sanguedo, Santa Maria da Feira) é professora universitária e investigadora integrada do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Doutorada em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese «Imagens de música na pintura do tempo do Barroco em Portugal (1600-1750)» (financiada pela FCT, IP). Neste âmbito, é também autora da base de dados de iconografia musical na pintura portuguesa dos largos tempos do Renascimento e do Barroco. É mestre em Ciências Musicais, ramo da Musicologia Histórica (FCSH/NOVA); mestre em Educação Musical (ESE/IPP); mestranda em História da Cultura e das Artes, ramo da História da Música (UA); licenciada em História da Arte (FLUP); e profissionalizada em Conservação e Restauro de Pintura (CCI).
Estudou percussão no Conservatório de Música do Porto e integrou bandas filarmónicas. Tem-se dedicado, de 2009 a esta parte, ao levantamento de campo, de arquivo e aos estudos da pintura portuguesa, com incidência na iconografia musical e nos retratos de músicos e de músicas em colecções públicas e privadas. Foi bolseira do Museo Nacional del Prado para os estudos da pintura holandesa ‘in situ’; trabalhou no Museu Nacional da Música; e é autora de mais de uma centena de artigos, recensões, capítulos de livro e conferências.
Principais interesses de investigação: pintura portuguesa; iconografia musical; música; dança; teatro; mulheres pintoras e músicas.