Svetlana Poliakova

Svetlana Poliakova é formada pelo Conservatório Superior Tchaikovsky de Moscovo e doutorada pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 2008, lecciona formação musical, técnicas de composição, teoria e prática na música do rito bizantino, teoria e análise da música medieval ocidental e baixo contínuo na mesma Universidade, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades, Departamento de Musicologia. Desde 2004 é pesquisadora do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) da Universidade Nova de Lisboa. Fundadora e diretora do Coro Académico Romanos Mélodos, FCSH, UNL, e diretora do Coro de câmara Pravoslava.
S. Poliakova, “Oldest Russian Sticheraria from the Triodion: Some Remarks on Their Homogeneity and Diversity”, Revista Portuguesa de Musicologia, nova série, 2/1 (2015), pp. 1-18, http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/264/313, ISSN 0871-9705.
S. Poliakova, “Russkaia Triod´: na perekrestke traditzii”, Medieval Bulgarian Literature, Institut za Litertura, Balgarska Akademija na Naukite, 51 (2015), pp. 39-53, ISSN 0204-868X.
S. Poliakova, “Italo-Greek and Russian Neumatic Studite Triodia and Pentekostaria: Some Remarks on Their Connection”, Bollettino della Badia Greca di Grottaferrata, Serie III, v. 9 (2012), pp.179-190 ISSN 0005-3787.
S. Poliakova, “O século XIX, nacionalismo e cosmopolitismo (A conquista de uma entidade. Glinka e a formação de um estilo nacional. O contributo de Dargomizhski. Tempos de efervescência cultural. Balakirev, o mentor do Grupo dos Cinco. Borodine, o químico músico. Mussorgski, o visionário. Rimski-Korsakov, o elo entre duas gerações. Tchaikovski, o universal)”, “Scriabin e Rachmaninov: as duas faces da beleza (O simbolismo russo. Skriabine e o “mistério”. Rachmaninov, o poeta da alma russa)”, Música Russa. Um Panorama. Público, Centro Cultural de Belem, Lisbon, 2002, pp. 9-41, ISBN 972-8179-39-1.