Acervo histórico do Mosteiro de Arouca: Recuperação e catalogação

Investigador principal: Manuel Pedro Ferreira

Resumo

Arouca conserva um grupo de manuscritos litúrgicos e impressos antigos de grande importância para a História da Música e a História da Arte, cuja inventariação permaneceu incompleta até à data. Como resultado deste projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, levado a cabo numa parceria entre a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), foi possível analisar, organizar, digitalizar e catalogar este acervo histórico composto por documentos datáveis entre os séculos XIII e XX, que inclui livros manuscritos, fragmentos musicais manuscritos, livros impressos (incluindo incunábulos), e documentos vários (publicações periódicas, gravuras, desenhos e álbuns de postais).

Foi feito na Biblioteca Nacional de Portugal, o restauro do códice polifónico (P-AR Museu Regional de Arte Sacra do Mosteiro de Arouca Res. Ms. 32); e ainda a extracção e restauro de um fragmento visigótico do século XI que servia de reforço à encadernação do Breviário bracarense de 1494; o restauro do Breviário bracarense de 1494 e oexpurgo e higienização de todos os livros impressos.

Foi preparada a edição do códice polifónico e a respectiva tradução para inglês.

E ainda foram feitas as gravações de peças retiradas dos antifonários gregorianos de Arouca e peças a quatro vozes, inéditas, presentes no códice polifónico do mesmo mosteiro, no caso do Ofício, apostou-se na alternância monodia / polifonia segundo o antigo costume monástico, no dia da Festa de S. Bernardo e no caso da Missa, elegeu-se o ciclo do Ordinário atribuído ao compositor António de Oliveira, acrescido de um Aleluia, também polifónico. Estas gravações foram realizadas em Ílhavo, graças à colaboração do Museu da Vista Alegre, pelas Vozes Bernardinas, dir. Manuel Pedro Ferreira e pelo Vocal Ensemble, dir. Vasco Negreiros

Para a catalogação deste conjunto de documentos foi construída uma plataforma digital a qual se encontra disponível em acesso aberto.

Período de implementação
2015-2016
Referência
Proc. 138407