Lanterna Mágica: Estudo, preservação, uso e re-uso em Portugal no século XIX

Investigador principal:

Márcia Vilarigues

Co-investigador principal: Luísa Cymbron

Com MAGICA, pretende-se responder às seguintes questões:

Q1) Como é que os repositórios de imagens das lanternas mágicas se relacionam com a vida cultural/teatral/didática do país no Portugal oitocentista?

Q2) Qual foi o uso, o papel e o significado das lanternas mágicas nos novos discursos teatrais envolvendo luz, música, texto e ilusão cénica do séc. XIX em Portugal?

Q3) Em que medida a lanterna mágica e a fantasmagoria criam novas formas de teatro e de teatro-musical?

Q4) Como é que se pode preservar a materialidade e ao mesmo tempo utilizar o repositório de imagens das lâminas de vidro da lanterna mágica?

Q5) Como se pode envolver o público em geral com esta parte fascinante do nosso património (num mundo cada vez mais digital onde as artes do espectáculo estão a sofrer mudanças significativas)?

Período de implementação
2022-2024
Acrónimo
MAGICA
Referência
PTDC/ART-PER/1702/2021
Financiamento total
249.792,17 €
Instituição financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Data de início
01/01/2022
Data de fim
31/12/2024
Teatro; Lanterna; Espectáculo; Património
Parcerias

Mais informações

O MAGICA resultará na valorização do património material e músico-teatral português do século XIX com a redescoberta de peças esquecidas pertencentes às colecções das instituições parceiras; na renovação do discurso historiográfico sobre o teatro com música em Portugal no século XIX; numa reflexão sobre os processos conducentes ao estudo deste património músico-teatral e à sua fruição pelo público contemporâneo; na identificação de materiais e técnicas de produção de lâminas de vidro para lanterna mágica, específicas de um tempo ou lugar ao longo da sua história de utilização; em novas informações sobre os seus mecanismos de degradação para desenvolver estratégias de preservação e garantir o acesso às gerações futuras; na redescoberta de materiais e técnicas de utilização perdidos para conservadores, historiadores e artistas contemporâneos; numa oportunidade para restaurar a imagem da lanterna mágica como uma das primeiras e mais excitantes tecnologias de projecção e contar a história do seu impacto social devido à sua utilização generalizada e no conhecimento produzido será partilhado com instituições, coleccionadores e público em geral e estará acessível para reutilização criativa, atraindo novos públicos. Este projecto visa desenvolver e implementar metodologias e ferramentas que terão um impacto significativo na valorização e futura salvaguarda de diapositivos de vidro pintados à mão em colecções de todo o mundo.

Equipa

Alexandra Rodrigues (NOVA FCT – VICARTE) I Anaëlle Soares (PSL University – VICARTE) I Ângela Santos (NOVA FCT – VICARTE) I Armanda Rodrigues (NOVA FCT – NOVA-LINCS) I Carla Machado (NOVA FCT – VICARTE) I Carmen López-San Segundo (USAL) I Catarina Mateus (MUHNAC – ULisboa) I Flavie Delort (PSL University – VICARTE) I F. Javier Frutos-Esteban (USAL) I Gilberto Pereira (UCoimbra) I Matthias Knorr (NOVA FCT – NOVA-LINCS) I Nuno Correia (NOVA FCT – NOVA-LINCS) I Paula Magalhães (CESEM) I Rita Silva (NOVA FCT) I Sofia Pires (NOVA FCT – VICARTE) I Teresa Almeida (FBAUP – VICARTE) I Teresa Girão (UCoimbra – CFE) I Tiago Veiga (NOVA FCT – LAQV-REQUIMTE) I Vanessa Otero (NOVA FCT – LAQV-REQUIMTE)

Grupo de investigação