Modernismos e nacionalismos no século XX: um olhar a partir das relações musicais luso-brasileiras
Resumo
Brasil e Portugal estão unidos por um passado que, não sendo comum pelos diferentes papéis que desempenharam, é inequivocamente notório social e culturalmente até os dias de hoje. Numa relação simbiótica com a sociedade, a música e os discursos em seu entorno refletem os vínculos luso-brasileiros tanto num como noutro país. Assim, nesta investigação pretendemos estabelecer um paralelo entre os discursos literários sobre música em Portugal e no Brasil no período entreguerras. Através da análise de textos de personalidades como Mário de Andrade, Mozart de Araújo, Luís de Freitas Branco, Fernando Lopes-Graça, entre outros, temos como objectivo compreender as interacções entre o modernismo e o nacionalismo e a forma como estes conceitos refletem as relações musicais transatlânticas. Determina-se, portanto, a seguinte problemática: de que forma os conceitos de modernismo e nacionalismo estão presentes na literatura musical lusobrasileira nas primeiras décadas do século XX? A reflexão que surge a partir desta questão será trabalhada através de duas perspectivas, uma comparativa e uma interactiva. A partir destas, será possível identificar convergências e divergências entre os diferentes discursos e, de modo complementar, estudar os diálogos luso-brasileiros que se construíram a partir destes textos. Nesse sentido, esta tese tem como propósito, para além de contribuir para uma compreensão estruturada e integrada das ideologias que vigoraram em cada lado do Atlântico neste período, conceber uma reflexão conjunta e articulada do discurso sobre música como motivador da criação de um espaço transatlântico ainda pouco desvendado. Este projecto de doutoramento é realizado no contexto do projeto estratégico do CESEM “História Temática da Música em Portugal e no Brasil”.