Juliana Wady
Doutoranda
juliana_wady@hotmail.com
Nota Biográfica:
Juliana Wady começou o seu percurso universitário na área de educação musical ainda no Brasil, na Universidade Estadual de Campinas. No ano de 2016, decidiu estudar em Portugal, prosseguindo os seus estudos musicais em Musicologia Histórica na Universidade de Évora. Concluiu em 2019 a licenciatura, já após ter ingressado no Mestrado em Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, encontra-se na fase final da redação da dissertação de mestrado em que propõe uma análise das Cirandas de Heitor Villa-Lobos a partir da Teoria dos Tópicos. Ainda no que diz respeito ao trabalho de investigação, Juliana Wady é membro do Núcleo de Estudos Caravelas, integrado no CESEM, conta com uma participação no Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia e com um artigo intitulado “A modinha luso-brasileira: uma reflexão a respeito do(s) encontro(s) entre erudito e popular” integrado no livro por publicar, Convergências musicais: gosto, identidade e mundo (eds. Paula Gomes Ribeiro, André Malhado e Zuelma Chaves). Está atualmente inscrita no programa doutoral em Ciências Musicais (FCSH-UNL) como bolseira da Fundação de Ciência e Tecnologia, colaborando no projeto “História Temática da Música em Portugal e no Brasil” proposto pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM).
Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Doutoramento: Modernismo e nacionalismo no século XX: paralelos entre discursos musicais em Portugal e no Brasil
Orientação:
Referência da Bolsa: UI/BD/151161/2021
Resumo:
Brasil e Portugal estão unidos por um passado que, não sendo comum pelos diferentes papeis que desempenham, é, inequivocamente, notório social e culturalmente até aos dias de hoje. A música, que se apresenta numa relação simbiótica com a sociedade, e os discursos em seu entorno, tanto num como noutro país, refletem essa ligação “lusobrasileira”. Com esta investigação pretendemos estabelecer um paralelo entre os discursos musicais no Brasil e em Portugal no século XX, intencionando compreender as interações entre dois movimentos, artísticos e não só – o modernismo e o nacionalismo. Os discursos de compositores e musicólogos, expressos musicalmente ou por produção ensaística, são informados (ou até comprometidos) política, cultural e musicalmente, articulando conceitos complexos e não necessariamente intrincados – como é o caso do “modernismo” e do “nacionalismo”. De que forma as noções de modernismo, nacionalismo e música se fazem presentes nos discursos das realidades brasileira e portuguesa? Como tais concepções se articulam com a produção musical e ensaística e com o contexto político-cultural de ambos os países? É nestes questionamentos e nos que deles advêm que assentará esta investigação.
Grupo de Investigação:
Linhas e Núcleos de Investigação: