Chamada de trabalhos: III Encontro Paisagem Sonora Histórica – Novas Sonoridades | Novas Escutas – Évora 2021
A paisagem sonora histórica tem sido uma área de estudos com importantes avanços nos últimos anos, promovendo reflexões relevantes sobre as possibilidades de abordar a presença do som e da música em eventos históricos; desafiando investigadores de diferentes disciplinas e artistas a criarem projetos que nos proporcionam, hoje, revisitar o passado através de representações sonoras. Essas experiências se por um lado, proporcionam a apreciação de novas sonoridades com novos significados, estimulam-nos também a pensar o fenómeno sonoro e as suas formas de escuta no passado, no presente ou mesmo, através da especulação, no futuro. No presente, impõe-se ainda a reflexão sobre o impacto de acontecimentos à escala global (como o da pandemia) nos centros urbanos e as alterações em suas paisagens sonoras: sons silenciados, sons revelados.
É neste contexto que a III edição do Encontro Paisagem Sonora Histórica pretende promover – a partir da temática Novas Sonoridades | Novas Escutas – trabalhos sobre paisagens, espaços e cidades, valorizando o caráter interdisciplinar e contribuindo para a definição, pensamento e representação dos sons e da música nos seguintes tópicos:
- A paisagem sonora histórica
- Estudos iconográficos relacionados com o som e a música
- Práticas musicais integradas em paisagens sonoras
- Cartografias sonoras
- As “Artes Sonoras”
- Som, música e novas tecnologias
- Ecologia acústica /Geofonias /Biofonias
- Modos de escuta
Envio de propostas: as propostas para apresentação de artigos (20 min.) deverão incluir título, nome do(s) autor(es), nota(s) biográfica(s) (máx. 150 palavras), e resumo (máx. 300 palavras), devendo ser enviadas em formato Word até 25 de Maio de 2021, para o email evorasoundscapes@gmail.com
Ver site aqui