Conheça a mais recente publicação de Paulo Ferreira de Castro

Patriotic, Nationalist or Republican? The Portuguese National Anthem, é o mais recente capítulo de Paulo Ferreira de Castro. Integrado na obra dos editores Matthew Machin-Autenrieth, Salwa El-Shawan Castelo-Branco, and Samuel Llano, Music and the Making of Portugal and Spain (University of Illinois Press, 2023), está disponível para leitura aqui.

 

Sobre o livro:

O que é que a música em Portugal e em Espanha revela sobre a relação entre a construção da identidade nacional e regional? Como é que os vários actores utilizam a música para promover o nacionalismo? Como é que os regimes de património estatais e internacionais contribuíram para os projectos nacionalistas e regionalistas? Nesta coletânea, os autores exploram estas e outras questões essenciais a partir de uma série de pontos de vista interdisciplinares. Os ensaios prestam especial atenção ao papel desempenhado pelo Estado na decisão sobre a música que representa a identidade portuguesa ou espanhola. Os estudos de caso examinam muitos aspectos da questão, incluindo as redes locais de gravação, o chamado estilo nacional na música popular e o papel da música tanto no protesto político como nos regimes de herança. Os temas incluem a forma como os regimes de Salazar e Franco adaptaram a música às suas agendas ideológicas; o impacto no século XXI do programa do Património Cultural Imaterial da UNESCO em algumas das práticas expressivas de Portugal e Espanha; e as tensões que surgem entre as instituições e a comunidade na criação e recriação de significados e identidade em torno da música.

Contribuições de: Ricardo Andrade, Vera Marques Alves, Salwa El-Shawan Castelo-Branco, Cristina Sánchez-Carretero, José Hugo Pires Castro, Paulo Ferreira de Castro, Fernán del Val, Héctor Fouce, Diego García-Peinazo, Leonor Losa, Josep Martí, Eva Moreda Rodríguez, Pedro Russo Moreira, Cristina Cruces Roldán, and Igor Contreras Zubillaga