ReSTAGE ganhou o segundo lugar do Prémio “Melhor Ideia de Negócio: Go Green Go Social” da NOVA FCSH

ReSTAGE é uma empresa especializada em serviços de digitalização, documentação e consultoria para a indústria das artes performativas, media e instituições de memória, visando preservar este património cultural. No mundo dinâmico das artes do espetáculo, onde o tempo e os recursos são bens preciosos, a ReSTAGE surge como uma solução transformadora para instituições culturais, instituições de memória e meios de comunicação social. O projeto propõe uma abordagem abrangente no que respeita à documentação de obras no contexto das artes performativas, nomeadamente da música experimental, com o objetivo de preservar a herança cultural e proporcionar vantagens económicas e operacionais aos clientes.

Desta forma, a ReSTAGE pretende combater os obstáculos com que as indústrias das artes do espetáculo, media, arquivos e bibliotecas se deparam quando pretendem (re)encenar determinadas obras, trabalhar certos conteúdos ou disponibilizar informação ao público, trazendo-lhes alguns desafios para os quais não existe ainda uma solução integrada. As principais dificuldades que pretendem resolver são a fragmentação de serviços e limitação de competências, bem como a gestão de coleções documentais complexas.

Assim, a ReSTAGE, para além de um serviço, é também um parceiro estratégico para o sucesso económico e artístico dos seus clientes.

Esta ideia de negócio valeu a Isabel Pires (docente do Departamento de Ciências Musicais e investigadora do CESEM), Filipa Magalhães (investigadora do CESEM) e Pedro Almeida (antigo estudante da Licenciatura em Ciências Musicais e do Mestrado em Artes Musicais) um honroso segundo lugar, tendo recebido um prémio pecuniário no valor de 1.500€.