Ivan Moody (1964-2024): nota de pesar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Ivan Moody, investigador integrado e membro da direcção do CESEM. Natural do Reino Unido, tinha-se estabelecido em Portugal há várias décadas, desenvolvendo uma intensa carreira de compositor e musicólogo. Doutorado pela Universidade de York, estudou composição com Brian Dennis, Sir John Tavener e William Brooks. Foi professor da Universidade de Joensuu (Finlândia) e era Académico no Institute of Sacred Arts (St Vladimir’s Orthodox Seminary, Nova Iorque), Presidente da International Society for Orthodox Church Music e do painel de música da International Orthodox Theological Association. Como musicólogo, publicou amplamente sobre a música da Península Ibérica, Rússia e Balcãs, música sacra contemporânea e música e teologia, tendo sido várias vezes vencedor do Prémio Santander-Totta. Foi editor do Journal of the International Society for Orthodox Church Music e co-editor da Revista Portuguesa de Musicologia, para cuja afirmação no panorama musicológico nacional e internacional contribuiu de forma muito significativa. Neste difícil momento, o CESEM envia as suas sentidas condolências à família e amigos, na convicção de que o seu exemplo de competência e dedicação plena permanecerá na memória de todos e inspirará as gerações mais jovens.